Um guia da dieta cetogênica

  • Redação
  • por em 21 de janeiro de 2021

Por acaso você conhece a dieta cetogênica ou já praticou alguma vez? Antecipadamente, é preciso ter em mente que ela não deve ser feita sem a orientação de um profissional. 

Por isso, o aconselhável é se consultar. Afinal, restrições devem ser vistas por um especialista. 

Nesse sentido, a dieta cetogênica pode ser uma grande aliada para quem deseja perder peso. Aliás, o fato de diminuir a ingestão de alimentos ricos em alto índice glicêmico é um dos motivos principais. 

Guia da dieta cetogênica

No entanto, as pessoas também optam pela dieta a fim de regular algumas questões referentes à saúde, como inflamações, por exemplo. ‘

Como é a dieta cetogênica?

A princípio, a dieta cetogênica está focada em um hábito alimentar de baixa ingestão de carboidratos e alto teor de gorduras boas. Ou seja, a pessoa deve abrir mão de determinados alimentos e priorizar outros.

Com isso, o consumo de itens ricos em carboidratos deve ficar restrito a até 10% ao dia. Por outro lado, as gorduras podem chegar a 90% das calorias diárias. Aliás, é aconselhável que não seja menos de 60%.

Que alimentos podem ser ingeridos na dieta cetogênica?

Primeiramente, é importante saber quais podem fazer parte da dieta cetogênica para se alcançar o resultado esperado: frutas ricas em gorduras como o coco e o abacate. Além disso, ameixa, amora e limão também estão liberados.

Legumes e verduras, pode. No entanto, os tubérculos (batatas e mandiocas) e as leguminosas (soja e feijão) estão proibidos.

Assim como a castanha, sementes e gorduras, também pode como:

  • azeite de oliva
  • óleo de abacate e
  • óleo de coco. 

Resumidamente, proteínas (ovos, carne bovina, suína, frango, peixes, queijo e derivados do leite); hortifrúti, chás naturais (sem açúcar); água e bebidas sem açúcar também podem ser consumidos. 

Quais os benefícios da dieta cetogênica?    

  • Sensação prolongada de saciedade;
  • Nível de energia elevado;
  • Diminuição de inflamações e dores;
  • Maior concentração. 
  • Qual é a contraindicação? 

A dieta e restritiva para muitas doenças por isso, é extremamente importante consultar o médico antes de iniciar a dieta cetogênica. 

Quanto tempo dura a dieta cetogênica?

O tempo depende muito de pessoa para pessoa, mas a duração máxima é de até três meses. Além disso, ela deve ser aliada à prática de atividades físicas. 

Um guia da dieta cetogênica

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.