Obesidade: 91 milhões de brasileiros estão acima do peso
COMO ANDA A ALIMENTAÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA?
Primeiramente o percentual de pessoas obesas adultos no país, mais que dobrou em 17 anos – indo para 51,2 milhões de pessoas em 2021.
A população com excesso de peso subiu para 91 milhões, representando quase dois terços dos brasileiros.
Sendo que a obesidade é contabilizada dentro do grupo de excesso de peso.
Do mesmo modo, 55% dos adolescentes acompanhados pelo SUS em 2020 tiveram uma má alimentação consumindo produtos industrializados.
América Latina ( ONU/FAO)
Uma análise feita em 27 países da América Latina (ONU/FAO) mostrou que o excesso de peso e a obesidade, assolam nossa sociedade.
Assim, são responsáveis por 300 mil mortes por ano comparadas a 166 mil pessoas assassinadas no mesmo período 2020/21.
Alimentação X saúde pública
A obesidade é um problema grave e para enfrentar exige um esforço grande.
É fundamental que o protagonismo do poder público estabeleça políticas eficazes e campanhas de conscientização sobre o tema para a população.
Essas campanhas precisam ir nas causas estruturais, a população de baixa renda é a de maior risco, sem acesso a uma alimentação saudável por causa de condições mercadológicas.
Veja bem não vim aqui para dar um de Madre Tereza hermano, isso é muito real e esta acontecendo nas nossas famílias. Ou você acha que não??
No entanto a população esta consumindo cada vez mais o industrializado e o ULTRAMEGAPROCESSADO.
Obesidade aumenta o risco de doenças
Ao mesmo tempo a obesidade aumenta o risco de doenças mortais como diabetes, do coração, vários tipos de câncer (INC), ENTRE OUTRAS). E mais, todas essas doenças configuram as principais causas de mortes no Brasil.
A OMS afirma, sobretudo que pelo menos 14 tipos de câncer associados a essas condições tem um maior risco de desenvolver tumores malignos.
Câncer de mama( pós-menopausa), cólon, reto, útero, rim, fígado, ovário, pâncreas, próstata, estômago e tireóide. (INCA).
Saúde pública X Agrotóxicos
Segundo a OMS são registradas 20 mil mortes por ano devido ao consumo de agrotóxicos. O Brasil é o maior consumidor mundial decorrente ao agronegócio.
A exposição aos agrotóxicos pode causar uma séries de doenças, os principais afetados são os agricultores e depois toda a população por meio do consumo de alimentos e água contaminados.
Por fim, temos um desafio muito grande. A população precisa ter acesso a uma saúde de qualidade e poder de decisão e compra por uma alimentação mais saudável.
Em contraponto só na pandemia o governo aprovou 118 agrotóxicos novos, em 2019. E mais 475 agrotóxicos foram liberados no país, nesse mesmo ano.
Guia alimentar da população brasileira
Ainda assim, na pandemia o ministério da agricultura enviou uma nota técnica ao ministério da saúde pedindo revisão do “guia alimentar para a população brasileira”. Pedindo o fim da classificação que desaconselha os ultraprocessados.
A nota ainda pede para tirar menções pseudocientíficas sobre produtos de origem animal e rever a participação de especialistas na ciência dos alimentos.
Na contramão de outros países, o Brasil segue retroagindo no quesito saúde da população.
Incentivando cada vez mais o consumo de processados e alimentos contaminados por agrotóxico.
Enfim, cabe a nós fazermos nossas escolhas, consumido cada vez mais o orgânico ou agroecológico, incentivando produtores locais, diminuindo o consumo de produtos de origem animal e alimentar cada vez mais de forma natural.
Afinal, o remédio para essa população cada vez mais doente está na terra. Vamos desembalar menos e descascar mais. Reveja seus hábitos.
E não se esqueça estamos em ano eleitoral a hora de pedir é agora, depois – como diz o Lulu Santos. “Tudo passa tudo sempre passara”. Ando fazendo minha parte e você? Hasta !!
Obesidade
Meu site em construção: porlucasmachado.com.br
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.