Como substituir as sacolas de plástico? O meio ambiente agradece
Primeiramente, em que situações você utiliza a sacola plástica? Em dias de compras no mercado, você costuma pegar sacolas a mais para usar em sua casa? Seja como for, já passou da hora de mudar de atitude e excluir esse acessório do seu dia a dia definitivamente.
Em outras palavras, suas ações interferem direta e indiretamente no ecossistema. Nesse sentido, pensar em formas de driblar o uso da sacola plástica é fundamental para proporcionar uma série de atitudes inteligentes e sustentáveis.
Portanto, mudar seu comportamento influencia outras pessoas, o que gera uma reação em cadeia. Aliás, uma corrente positiva em nome da saúde do meio ambiente.
Qual o primeiro passo?
Inicialmente, pode ser óbvio, mas é importante reforçar: diga não! Isso mesmo, você tem autonomia para negar o uso da sacola plástica em qualquer situação. Dessa forma, a melhor coisa é utilizar caixa de papelão ou sacola retornável.
A sacola tem utilização em casa, o que posso fazer?
Certamente, fomos criados vendo nossas mães e avós utilizando sacolas plásticas para colocar o lixo do banheiro, da cozinha, borra de café, restos de comida; para colocar algum objeto e até mesmo guardar outras sacolas. Parece surreal, mas é verdade.
Antes de tudo, há formas bem variadas para substituir a sacola plástica em absolutamente tudo. Para isso, você precisa estar comprometido a promover a saúde do meio ambiente.
Quais são as opções?
Compras: antecipadamente, as caixas de papelão e as sacolas retornáveis voltam a ter destaque, pois são alternativas bem válidas. Além disso, esse tipo de sacola é um charme. Já o papelão pode ser reaproveitado até o dia em que o material vai para uma central de reciclagem.
Lixo: para acondicionar o lixo, as opções são saco de papel kraft e sacos bioplásticos (com material renovável).
Uso da cozinha: para esses ambientes, a alternativa mais indicada é a utilização de uma composteira doméstica, uma vez que os resíduos orgânicos podem se transformar em adubos para sua horta.
Uso geral: tente sempre encontrar os motivos que justifiquem o lado prejudicial da sacola plástica e valorize as opções alternativas.
Como substituir as sacolas de plástico? O meio ambiente agradece
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.