Dicas de atitudes sustentáveis para construir um mundo melhor

  • Redação
  • por em 25 de fevereiro de 2021

Dicas de atitudes sustentáveis para construir um mundo melhor

Primeiramente, quais ações vocês adotam para um mundo mais sustentável?

Inclusive, tais atitudes são reproduzidas por pessoas próximas, como familiares e amigos? Saibam que determinados comportamentos impactam direta e indiretamente no meio ambiente.

Com isso, cada um de nós tem um papel fundamental na condução do local em que vivemos e do ar que respiramos. Portanto, estar ciente de algumas dicas que prezam pela sustentabilidade é um começo promissor e que merece ser potencializado.

Diminua o consumo de carnes

Veganismo e vegetarianismo não são modas, mas estilos de vida. Afinal, o consumo de carnes é responsável pelo gasto excessivo de água.

De acordo com a organização WaterFootprint, a cada 1kg de carne é utilizado mais de 15 mil litros de água.

Assim sendo, a produção de carnes está diretamente relacionada a uma pegada hídrica exorbitante. Pegada hídrica é o nome dado ao consumo de água per capta, de forma direta e indireta agregada em vários produtos, tal como na produção da carne. Nesse sentido, estima-se que veganos economizem 2250 litros de água por dia.

Dê destinação certa ao seu lixo

Outra atitude sustentável é promover a coleta seletiva. Dessa forma, conscientizar-se sobre o que fazer com seus resíduos é fundamental. Com efeito, tente reciclar materiais como vidro, metal, plástico, papel, entre outros.

Evite sacolas plásticas

Quando for ao supermercado, opte por sacolas retornáveis ou caixas de papelão. Assim, a quantidade de sacolas plásticas no ambiente tende a se reduzir.

Para se ter uma ideia, a sacola plástica leva, em média, de 300 a 500 anos para se decompor.

Gaste menos água e menos luz

A regra é clara: não está utilizando, feche as torneiras e desligue as luzes. Banhos rápidos, limpeza de calçadas ou áreas sem água corrente, cômodos vazios apagados e equipamentos desligados na tomada: enfim, atitudes sustentáveis muito importantes.

Diminua o uso do carro

Pode parecer difícil, principalmente para quem vive em uma grande ou média cidade brasileira. O uso do carro pode até garantir agilidade e segurança. No entanto, em longo prazo os automóveis causam um efeito catastrófico. A emissão de gases poluentes gera danos ao meio ambiente, além de problemas respiratórios e estresses.

Assim, priorize as bicicletas, o passeio a pé para curtas distâncias e o transporte público – por mais complicado que seja esse serviço no Brasil.

Outras atitudes sustentáveis são as seguintes: redução da quantidade de copos descartáveis, diminuição de impressões desnecessárias, prioridades a papel reciclado, plantação de seus alimentos em uma pequena horta, etc.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.