Byoo Histórias

Bombril é acusada de racismo

Bombril é acusada de racismo

Primeiramente imagina você se uma marca, em pleno ano de 2020, criasse uma publicidade totalmente ligada à temática racista?

Agora, pense em toda a projeção em tempos que o mundo entoam o grito que #VidasNegrasImportam?

Tudo isso que contei até poderia soar como roteiro mal feito de uma história nada atraente. Contudo, infelizmente, o fato é real e ocorreu hoje.

E não foi com uma empresa pequena. A Bombril ocupa há horas o topo dos assuntos mais comentados do dia e, dessa vez, não é por nenhuma transformação legalzona de seu garoto propaganda.

A turma do marketing da empresa errou muito feio, já que apresentou um novo produto da marca que caminha na contra-mão de todos os discursos atuais anti-racistas.

A nova esponja de aço Krespinha (SIM, você não leu errado), já foi tirada do site da marca.

Contudo, será impossível desfazer a ligação direta (e sem rodeios) que a Bombril fez com cabelo do negro.

Sim, meus caros leitores. Logo agora, em 2020, a marca que por anos teve o “cabelo de Bombril” como destruição de autoestima de muitas meninas e meninos retomou a infeliz ligação.

Bombril

Explico a questão dessa retomada. Em 1952, quando o racismo não era nada velado por aqui, a Bombril lançou uma esponja de aço chamada Krespinha, que tinha uma criança com cabelos crespos na embalagem.

Dessa vez, eles tentaram repetir a dose. Contudo, a internet não perdoou. O imaginário racista é presente na sociedade, desde sempre. E quanto a isso não há questionamentos. Prova são posicionarmos como esse.

A Bombril, apesar de ter retirado a esponja do site, ainda não se desculpou publicamente.

Na internet, há uma movimentação de denúncias no Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária (Conar).

“Cabelos crespos não são esponjas de aço, isso é um estereótipo racista. Nós estamos em 2020 e já falamos várias e várias vezes sobre cabelos crespos.

Não é possível que as marcas continuarão a bater na mesma tecla”, escreveu uma blogueira no Twitter.

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Avistar minas reúne público recorde e dá voz à representatividade feminina

Encontro de observadores de aves em Belo Horizonte destaca diversidade, ciência cidadã e inclusão no…

3 dias ago

Instagram no Brasil: saúde, receitas e humor dominam os hábitos dos usuários

Pesquisa mostra que fitness, gastronomia e humor são os conteúdos mais consumidos pelos brasileiros na…

6 dias ago

Chefs renomados e especialistas discutem o futuro da hospitalidade no HOST Douro

Primeira edição do evento internacional reúne profissionais da gastronomia, ciência, design e cultura para debater…

2 semanas ago

Lições e inspirações para mulheres que desejam transformar negócios

Lições e inspirações para mulheres que desejam transformar negócios Empreendedorismo feminino: aprendizados e estratégias de líderes brasileiras…

3 semanas ago

Leonardo Gonçalves: líder do Grupo Eficiente fala sobre o mercado imobiliário do Vetor Norte

Com trajetória marcada por reinvenções, empreendedor aposta em inovação para transformar o setor imobiliário e…

3 semanas ago

A era do soft living: desaceleração como escolha de estilo de vida

Em um mundo acelerado, cresce o movimento que valoriza a desaceleração, a simplicidade e o…

4 semanas ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!