Byoo Histórias

Bombril é acusada de racismo

Bombril é acusada de racismo

Primeiramente imagina você se uma marca, em pleno ano de 2020, criasse uma publicidade totalmente ligada à temática racista?

Agora, pense em toda a projeção em tempos que o mundo entoam o grito que #VidasNegrasImportam?

Tudo isso que contei até poderia soar como roteiro mal feito de uma história nada atraente. Contudo, infelizmente, o fato é real e ocorreu hoje.

E não foi com uma empresa pequena. A Bombril ocupa há horas o topo dos assuntos mais comentados do dia e, dessa vez, não é por nenhuma transformação legalzona de seu garoto propaganda.

A turma do marketing da empresa errou muito feio, já que apresentou um novo produto da marca que caminha na contra-mão de todos os discursos atuais anti-racistas.

A nova esponja de aço Krespinha (SIM, você não leu errado), já foi tirada do site da marca.

Contudo, será impossível desfazer a ligação direta (e sem rodeios) que a Bombril fez com cabelo do negro.

Sim, meus caros leitores. Logo agora, em 2020, a marca que por anos teve o “cabelo de Bombril” como destruição de autoestima de muitas meninas e meninos retomou a infeliz ligação.

Bombril

Explico a questão dessa retomada. Em 1952, quando o racismo não era nada velado por aqui, a Bombril lançou uma esponja de aço chamada Krespinha, que tinha uma criança com cabelos crespos na embalagem.

Dessa vez, eles tentaram repetir a dose. Contudo, a internet não perdoou. O imaginário racista é presente na sociedade, desde sempre. E quanto a isso não há questionamentos. Prova são posicionarmos como esse.

A Bombril, apesar de ter retirado a esponja do site, ainda não se desculpou publicamente.

Na internet, há uma movimentação de denúncias no Conselho Nacional de
Autorregulamentação Publicitária (Conar).

“Cabelos crespos não são esponjas de aço, isso é um estereótipo racista. Nós estamos em 2020 e já falamos várias e várias vezes sobre cabelos crespos.

Não é possível que as marcas continuarão a bater na mesma tecla”, escreveu uma blogueira no Twitter.

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

A inteligência artificial vai roubar meu trabalho? Por Lucas Machado

Você é feliz e seguro com seu trabalho? Por Lucas Machado Quando falamos em futuro…

14 horas ago

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte Silvia Machete, natural de Belo Horizonte,…

3 dias ago

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios No mundo empresarial moderno, reuniões eficazes…

3 dias ago

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro O Chico Dedê…

4 dias ago

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável As placas solares estão se tornando uma opção cada…

4 dias ago

WhatsApp GB: Aplicativos Modificados e Segurança Online com Backlinks

WhatsApp GB: Aplicativos Modificados e Segurança Online com Backlinks O uso de aplicativos modificados tem…

4 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!