Entrevistas Lucas Machado

Malu Ribeiro por Lucas Machado

Malu Ribeiro por Lucas Machado

Por aqui não temos regras e quero te dizer uma verdade, nunca terá. Aliás quem sabe, sabe. No mundo da criatividade é assim o melhor que você pode dar ao planeta é a sua comunicação.

Estar perto sem estar. Ver uma estrela com o desejo de fazer o outro brilhar. Poxa !! Lucas, mas o que isso tem a ver com a Malu Ribeiro? Simplesmente tudo.

Esquece formulinhas prontas pois, para falar de artista tem que ser com arte e, de agora em diante vem comigo, coloca um som bem alto e vamos entrar no mundo dela.

Maria Luiza Ribeiro Santos, Malu Ribeiro como gosta de ser chamada é de Catalão no estado de Goiás. E deu a seguinte entrevista para o Yoo Mag.

Infância e adolescência

A criatividade permeou minha vida desde sempre, transcendendo a mera “habilidade” para se tornar um traço fundamental da minha personalidade. Na infância, eu era uma criança extremamente criativa, apaixonada por criar narrativas, inventar situações e brincadeiras, além de dedicar-me ao desenho com precisão impressionante na replicação de imagens.

Ao atravessar a fronteira da infância para a adolescência, meus interesses naturalmente se ampliaram, como é típico nessa fase da vida. No entanto, minha natureza introvertida permaneceu intacta, e, na verdade, intensificou-se com o tempo. Essa introspecção trouxe uma abordagem analítica e curiosa para observar os comportamentos, tendências e evoluções da sociedade, moldada também pela minha experiência de enfrentar bullying ao longo do ensino fundamental e médio, o que me levou a refugiar-me ainda mais em meu mundo seguro e criativo.

Desde os primórdios, estar imerso em movimentos artísticos tem sido uma constante em minha vida. Essa afinidade não foi influenciada pelo ambiente familiar, uma vez que venho de uma família do interior, mas sim por um interesse genuíno, especialmente pela música.

Apesar de originária do interior, minha vida foi marcada por mudanças frequentes de cidade, devido à profissão de meu pai como bancário. Essa experiência proporcionou-me a oportunidade única de vivenciar tanto a tranquilidade do interior quanto o dinamismo das grandes cidades.

Em meio a essas experiências, absorvi e reinterpretei tudo ao meu redor, até chegar ao momento crucial de decidir qual caminho profissional seguiria.

Formação?

Decidir meu caminho profissional sempre foi uma batalha interna. Afinal, optar por uma carreira artística não é tarefa simples, especialmente quando se deseja conciliar a busca por estabilidade com a paixão pela arte. Eu, no entanto, me vi nesse dilema desde cedo.

Para conciliar meus anseios artísticos com a necessidade de uma profissão valorizada por meus pais, embarquei em uma jornada em busca de uma graduação que pudesse harmonizar esses dois mundos. Foi assim que me deparei com Arquitetura e Urbanismo.

Metade da minha jornada acadêmica foi em Anápolis/GO, e a outra metade em Uberlândia/MG, cidade que hoje chamo de lar. Durante esse período, explorei diversas áreas dentro da arquitetura, mas nada me fazia vibrar como eu esperava. Foi então que, ao longo das experiências e dos semestres, percebi
minha verdadeira paixão: a arte de montar visualmente e apresentar projetos, ou seja, o MARKETING e a estratégia de VENDA por trás de cada empreendimento imaginário.

Foi nesse momento que tudo se esclareceu. Decidi mergulhar de cabeça no mundo da publicidade e do design gráfico. Nessa transição de estudos e carreira, encontrei-me sozinha, enfrentando as
responsabilidades “adultas”, como garantir um teto sobre minha cabeça. Consegui um estágio como designer gráfico, e foi com essa renda que comecei a sobreviver e a investir em meu desenvolvimento profissional.

Desde o início, eu estava disposta a colocar a mão na massa enquanto buscava especializações, mesmo que isso significasse enfrentar meses de dificuldades financeiras para priorizar meus estudos, cursos e capacitações nesse mercado desafiador.

O percurso não foi simples, repleto de obstáculos pessoais e profissionais, mas hoje me vejo realizada como designer gráfico, agregando diversas especializações, como Branding, UX, Inbound Marketing, entre outras. Atualmente, como fundadora do Projeto e Comunidade Educacional Home
Educação Criativa, minha missão é facilitar o acesso democrático ao conhecimento e às oportunidades, esperando assim encurtar o caminho de outras pessoas em busca de seus sonhos criativos.

Se fossemos descrever a Malu em 03 palavras quais seriam?

Resiliência, propósito e humana.

Malu em uma frase, qual seria?

“O tempo nos faz esquecer o que nos trouxe até aqui. Mas eu lembro muito bem como se fosse amanhã”. Engenheiros do Hawaii.

É isso, sem mais spolier aguardem a Malu Ribeiro por aqui todas as nossas sextas-feiras pela manhã.

Sobre Lucas Machado: www.porlucasmachado.com.br

Sobre Lucas Machado Instagram: LUCAS MACHADO

/* */
Lucas Machado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Por que o país que começa tudo e termina pouco precisa reaprender a concluir

Por que o país que começa tudo e termina pouco precisa reaprender a concluir A…

23 horas ago

O silêncio como luxo: espaços sem barulho viram tendência de bem-estar

Vivemos cercados por notificações, ruídos e pressas. No fundo, há algo de revolucionário em simplesmente…

6 dias ago

Oito alérgenos mais comuns exigem atenção de bares e restaurantes

Com informação, preparo e empatia, o setor de alimentação pode oferecer mais segurança e confiança…

7 dias ago

Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025

Prêmio Cumbucca de Gastronomia 2025 Uma celebração da identidade gastronômica mineira O Prêmio Cumbucca de…

7 dias ago

Solidão urbana: como podemos estar cercados de pessoas e ainda nos sentir sozinhos

Vivemos em cidades pulsantes, cheias de vozes, sirenes e agendas cheias. Ainda assim, a solidão…

1 semana ago

Menos mãos sujas com tinta e mais pés cheios de lama

Por que a inovação precisa voltar do quadro para a prática Vivemos uma era em…

1 semana ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!