Cuidados com o calor forte

Calor. Quando chegar o inverno, somos bombardeados com as dicas de saúde para nos cuidarmos melhor, seja com a pele e prevenção de doenças do ar, por exemplo.

Mas em épocas quentes como a atual primavera e o verão, o que devemos fazer?

Se a sua resposta for um banho de piscina ou de mar, você está certo.

Mas essas são coisas pra se espantar o calor, os cuidados que você deve tomar incluem uma boa alimentação, hidratação e proteção solar. 

Neste texto, vamos falar sobre os principais cuidados que você deve ter em épocas de altas temperaturas. Tudo isso pra que você se sinta mais saudável, confira. 

Água, o líquido principal 

É impossível dar uma dica de saúde sem falar sobre hidratação. O nosso corpo é formado por 70% de água e é por isso que precisamos nos hidratar constantemente no calor. 

Em épocas quentes, é comum que nosso corpo transpire mais, porque o suor eliminado é uma das fórmulas que nosso organismo tem de controlar temperatura corporal.

E se você praticar exercício físicos com frequência, é preciso ficar ainda mais atento; já que essa transpiração vai ser ainda maior. 

O recomendado é tomar no mínimo 2 litros de água por dia, por isso não se esqueça da garrafinha ou de deixar um copo de água por perto sempre.

E se você é daqueles que não se lembra de beber água, existem aplicativos que podem te ajudar nisso. 

Use filtro solar 

Você pode estar enganado se acreditar que o protetor solar deve ser utilizado só em dias ensolarados ou muito quentes.

Esse produto deve ser utilizado sempre, até mesmo se você for ficar o dia inteiro em casa. 

O protetor solar é essencial para evitar o envelhecimento precoce da pele, bem como outras doenças relacionadas.

Seu uso constante também ajuda a prevenir o câncer de pele, por isso faça dele um aliado. Lembre-se também de aplicar o filtro novamente conforme as orientações da embalagem. 

É importante ficar ainda mais atento caso você tenha alguma doença de pele, procure seu médico para que ele possa te indicar os cuidados necessários. 

Evite alimentos gordurosos

Nessa época do ano, devemos redobrar o cuidado com a nossa alimentação. Consumir alimentos pesados e gordurosos pode agravar a saúde e não devem ser a primeira opção da sua fonte de energia. 

Alimentos ricos em gordura e fritos deixam a digestão mais lenta e podem contribuir mais para o aumento da temperatura corporal. Você pode substituir esses alimentos por outros.

Cuidados com o calor forte

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.