Gestão do tempo

Gestão do tempo. primeiramente você sabe como fazer a gestão do tempo da sua vida?

A cada dia que passa temos a sensação de que os dias estão mais curtos, não é? Eu sou assim… sempre quero que meu dia tenha 30 horas..

São milhares de tarefas para realizar no dia a dia e conciliar trabalho, casa, comida saudável, esporte, exercício, aprendizado, cliente, problemas e soluções vai ficando cada dia mais difícil.

Nesse sentido, é cada vez mais importante aprender a gerenciar o nosso tempo, que é igual para qualquer pessoa. É hora de avaliar se suas escolhas são as certas pra cada momento!

Gestão do tempo

Encontrar equilíbrio entre vida profissional e pessoal é o fator chave para gerenciar melhor o seu tempo.

Trabalhamos muito para satisfazer nossos desejos e ter uma vida confortável. E muitas vezes o excesso de trabalho acaba gerando estresse.

E tem mais… o excesso de trabalho aliado a falta de realização pessoal é determinante para o maior problema da falta de gestão do tempo: o estresse.

Organização

Mas acredite tudo é questão de organização. Você não precisa se “desdobrar em mil” para dar conta de tudo que tem para fazer e sim organizar o seu tempo.

Por outro lado…tudo tem jeito. E a organização é o ponto de equilíbrio. Com ela, você encaixa tudo que precisa fazer em 13, 14 horas….e passa a dormir melhor!

Desta forma, pare de desejar um dia maior aprenda a administrar o seu tempo.

Assim, você chega no fim do dia e, principalmente da semana, nesse meio tempo, com a sensação de que poderá ter tempo para os filhos, a família ou simplesmente pra você mesmo!

Dicas para gerenciar melhor seu tempo

Básico do básico: Tenha uma agenda. Não invente… compre uma de escrever. O cérebro agradece. O google te lembra de tudo? Comece pela agenda física assim mesmo. É libertador a sensação de limpar a mente.

Agenda na mão, anote todas as tarefas. Limpe a mente.

Em seguida, volte classificando em:

  • Urgente
  • Precisa ser feito até (data ou hora exata)
  • Delegar (está aqui outro grande segredo!)
  • Acompanhar (coisas que você precisa ficar atento, mas não dependem de você e dívida na sua semana. Nos primeiros dias é desafiador, mas você vai se adaptando.

Use sua experiência em cada atividade pra ter noção do prazo.

Se comprometa a fazer todas as atividades, começando sempre pela mais chata (é tipo tomar banho gelado pela manhã.. se você conseguir, todo o resto parece fácil…rs)

Em suma uma vez por semana, ao menos… tenha planejamentos mensais. É um desafio mesmo, mas anote… ajuda muito!

Por isso, mãos à obra. Se comprometa a fazer todas as atividades, começando sempre pela mais chata (é tipo tomar banho gelado pela manhã.. se você conseguir, todo o resto parece fácil…rs)

Ah… você é dos tecnológicos igual a mim? Então, mesmo anotando, indico os seguintes apps (eu ja testei e uso um pra cada coisa):

Trello

Google Keep

Evernote

Wunderlist

Todos tem suas particularidades, portanto, o único jeito de descobrir o melhor é usar cada um.

, deixo um infográfico com uma ferramenta que meu Coach Ramiro Soares me passou uma vez e me ajuda muito:

Matriz do Tempo de Eisenhowen

Dwight Eisenhoven foi presidente dos Estados Unidos entre 1953 e 1961 e é um dos responsáveis pela criação da Darpa, projeto que acabou se tornando a internet atual.

Entre seus muitos feitos, ele criou essa matriz de gerenciamento de tempo, e usava da seguinte forma:

Eisenhower classificava suas atividades em duas categorias iniciais: importante e não importante. E em seguida, em urgente e não urgente.

Para cada atividade, tomava uma atitude padronizada. Se fosse importante e urgente, executava aquilo imediatamente.

Se fosse importante e não urgente, planejava e agia de acordo com o pensado, impedindo que se tornasse algo urgente. Se não fosse importante, mas urgente, delega para outras pessoas. E não fosse importante nem urgente, simplesmente eliminava a atividade.

Tente entender essa lógica e garanto, seus dias vão ficar muito mais produtivos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Dicas