Dicas

Grandes escritores e obras antirracistas

Inacreditavelmente racismo é um assunto que jamais sai de pauta.

Ano após ano, o que deveria ter sido banido do comportamento social se mostra presente no dia a dia de uma forma global. 

Boa parte das pessoas, sem dúvida, já não tolera mais que ainda esses pensamentos sejam tão enraizados nas culturas os comportamentos racistas.

Por exemplo, ver uma mãe negra com um filho branco e ela ser questionada de ser a babá da criança e por ai vai… 

Escritores antirracistas

Colocar na agenda a leitura de livros produzidos por escritores antirracistas e, igualmente, assistir filmes com essa mesma pegada dá não só mais visibilidade aos talentos como ao tema, divulgando o conteúdo e a luta. 

Dessa forma, vale aproveitar esse período de isolamento social para colocar a leitura como uma prática diária.

E se permitir ler algo que faça pensar mais sobre o assunto e em como se pode contribuir para acabar com essa prática. 

Comece com o clássico: Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis é, definitivamente, uma leitura obrigatória.

Mesmo do século 19 a obra permanece atual pela forma de abordagem da luta contra o racismo. 

Obras inegavelmente relevantes

Outros livros são igualmente relevantes e merecem lugar na estante, além de outras tantas obras inegavelmente relevantes: 

Se a rua Beale falasse, de James Baldin

De 1974. Americano e que deu origem ao filme com mesmo nome, em suma aborda uma história de amor entre dois negros, uma acusação de estupro e a tentativa de provar a inocência  

A Resposta, de Kathryn Stockett

Base para o filme Histórias Cruzadas, é, aliás, best-seller nos Estados Unidos. Lançado no Brasil em 2009 pela Bertrand Brasil. Deixa um nó na garganta e leva à reflexão

Infiltrado na Klan

O mesmo nome do filme, que aliás é ótimo por ter momentos sarcásticos, é baseado em fatos reais. O livro é de Ron Stallworth e foi lançado no Brasil em 2014 pela SEOMAN. 

Pequeno manual antirracista de Djamila Ribeiro

Foi lançado em 2019 pela Companhia das Letras. A escritora, que é igualmente filósofa, aborda racismo, cultura, violência, polarização social. 

Aliás, a escritora tem outro livro excelente: O que é lugar de fala, lançado pela Editora Letramento e nesse livro aborda a situação de mulheres, negras, e a vulnerabilidade social. 

O Sol é para todos, de Harper Lee

Ganhou o Prêmio Pulitzer de Literatura e da mesma forma trata do racismo nos Estados Unidos. Lançado em 1960 pela Editora José Olimpio é extremamente atual. 

Malcon X

Uma vida de reinvenções é outro clássico real da luta antirracista nos Estados Unidos. Esse livro de Manning Marable, lançado pela Companhia das Letras é, sobretudo, uma fonte de conhecimento histórico. 

Visagens, de Jorge Nascimento

Lançado em 2018 pela Cousa é o resultado de uma pesquisa de campo que igualmente mostra as questões sociais que envolvem o racismo. 

Quarto de Despejo

Diário de uma favela, da mineira Carolina Maria de Jesus é tocante. Apesar de ser uma obra lançada em 1960 pela Editora Ática, é muito atual e traz toda a carga emocional da própria experiência da autora. 

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Limão emagrecimento e imunidade | confira os benefícios a saúde

Limão emagrecimento e imunidade | confira os benefícios para saúde Primeiramente a busca por remédios…

21 horas ago

A inteligência artificial vai roubar meu trabalho? Por Lucas Machado

Você é feliz e seguro com seu trabalho? Por Lucas Machado Quando falamos em futuro…

1 dia ago

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte Silvia Machete, natural de Belo Horizonte,…

4 dias ago

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios No mundo empresarial moderno, reuniões eficazes…

4 dias ago

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro O Chico Dedê…

5 dias ago

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável As placas solares estão se tornando uma opção cada…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!