Empreendedorismo

Bares e restaurantes estão mais digitais na gestão e mais presentes nas redes sociais

Bares e restaurantes estão mais digitais

Durante a pandemia, a sobrevivência dos negócios foi possível graças ao aumento da produtividade e eficiência obtidos através do uso de softwares e ferramentas digitais. Segundo uma pesquisa realizada pela Abrasel com mais de 1500 empresários de todo o Brasil, os bares e restaurantes estão mais conectados do que nunca, tanto em termos operacionais quanto em marketing.

Estratégias digitais

Os métodos tradicionais, como anotações em papel e cadernos de fiado, ficaram para trás. Por isso, muitos estabelecimentos adotaram estratégias digitais, como serviços de delivery e aprimoramento ou criação de presença nas redes sociais. Além disso, houve uma revolução na gestão dos negócios, com o aumento da adoção de softwares para controle de fluxo de caixa, compras e pagamentos.

Delivery

De acordo com a pesquisa, atualmente, 83% dos estabelecimentos utilizam algum tipo de software para controlar as vendas. Além disso, 75% empregam ferramentas para controle financeiro e 67% adotam soluções para o serviço de delivery. No entanto, ainda há espaço para crescimento em áreas como controle de reservas, aspectos jurídicos e segurança alimentar.

Esses resultados demonstram a capacidade de adaptação e a busca constante por inovação no setor de bares e restaurantes, que tem se reinventado. Consequentemente, a digitalização se tornou uma aliada essencial para a eficiência operacional, o alcance de novos públicos e o relacionamento com o cliente, como afirma Daniel Borges, líder de marketing da Abrasel.

Quase todos os estabelecimentos (99%) possuem presença em pelo menos uma rede social para fins de marketing e relacionamento com os clientes. Sendo assim, as plataformas mais utilizadas são Instagram, WhatsApp e Facebook, nessa ordem. Além disso, 35% dos estabelecimentos possuem seu próprio site. No entanto, apenas 69% têm o hábito de acompanhar e responder de forma personalizada às avaliações nas redes sociais. Por outro lado, o e-mail tradicional ainda é amplamente utilizado, com 34% dos estabelecimentos utilizando-o como meio de comunicação.

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

O Futuro da Economia na Era da Inteligência Artificial

O Futuro da Economia na Era da Inteligência Artificial Em 2018, meu primeiro contato com…

5 horas ago

Bike: Como escolher os melhores equipamentos

Montain Bike O Estar bem vestido ultrapassa a moda street e sob medida e invade…

14 horas ago

Gastronomia: Plant based receita de OMELETE VEGANO

Plant based: Omelete vegano Você já ouviu falar da tendência de plant based? O movimento…

1 dia ago

Malu Ribeiro por Lucas Machado

Malu Ribeiro por Lucas Machado Por aqui não temos regras e quero te dizer uma…

2 dias ago

MADE IN MINAS GERAIS coloca quase 10.000 pessoas na praça da Savassi

MADE IN MINAS GERAIS O evento Made in Minas Gerais atraiu 9 mil pessoas durante…

2 dias ago

Entrevista: Podcast O Café e a Conta, Nenel, do Baixa Gastronomia

Em uma recente entrevista no podcast O Café e a Conta, Nenel, do Baixa Gastronomia,…

2 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!