Life Style

22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023. Por Lucas Machado

22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023

Fotos: Fremes Giro Filmes

Entre as amplas narrativas que moldam um único convite, tecendo-se na 22ª edição do Magnífico Prêmio do Cinema Brasileiro, envolvendo, sobretudo gêneros como ficção, documentários e animações, surgem dez ricos contos que, entrelaçados em suas tramas, exploram o jogo político e a democracia.

Primeiramente nesse intrincado emaranhado, causas nobres, impregnadas de diversidade e ecoando preocupações ambientais, ganham vida na contenda. Um intrincado tapete, onde seis relatos se destacam, conquistando por exemplo, o favor popular em meio ao vasto espectro de participantes.

Melhor documentário

Assim, na esfera acolhedora dos documentários, emergem dois épicos, intrinsecamente ligados aos complexos caminhos da política, postos à prova na categoria Suprema do Melhor Documentário.

Desse campo, emerge “O PRESIDENTE IMPROVÁVEL”, que costura o fio do destino de Fernando Henrique Cardoso, desde seus dias de estudante até o presente, através de 20 diálogos enriquecedores com figuras notáveis ​​como, por exemplo, Gilberto Gil, Bill Clinton, Manuel Castells, Celso Lafer , Gilda Gouveia, José Gregori, Pedro Malan, Raul Jungmann, Boris Fausto e Nelson Jobim. Ao lado, “AMIGO SECRETO” (da mente de Maria Augusta Ramos), lança luz sobre o escândalo “vaza-jato”.

O DEBATE

Na câmara da ficção, no entanto existe um espelho de reflexão política é habilmente levantado. Entre as categorias ilustres de Melhor Primeira Direção e Melhor Roteiro Adaptado, “O DEBATE” (sob a direção de Caio Blat) projeta sua narrativa.

Uma história que aprofunda o panorama de um debate eleitoral e as nuances que envolvem seus organizadores. “MARTE UM” (obra de Gabriel Martins) nos transporta para os primórdios, com a posse de Jair Bolsonaro na Presidência da Nação, de onde emergem eventos tumultuosos.

Enquanto “EDUARDO E MÔNICA” (dirigido por René Sampaio) ressoa nos anos finais da ditadura militar, nos anos oitenta, revelando a polarização ideológica que permeava as almas dos personagens. Por outro lado, “MEU TIO JOSÉ” (obra criativa de Ducca Rios) é uma animação que aborda,

No campo das causas que tocam a diversidade e o ambiente que sustenta a vida, emergem “MEDIDA PROVISÓRIA” (obra de Lázaro Ramos), “PALOMA” (visão de Marcelo Gomes), “PUREZA” (visão de Renato Barbieri) e “A MÃE ” (criação de Cristiano Burlan), todos avançando firmes em direção ao reconhecimento.

Caio Blat

Nas palavras do jovem Caio Blat, que se aventura na direção e arrisca-se na categoria de Melhor Primeira Direção, ‘O DEBATE’ reflete a alegria de sua criação. Um tema político ardente, por tanto inserido no calor de uma acirrada campanha eleitoral.

E um feito sem precedentes: uma equipe que se supera em cada etapa, traduzindo o filme desde a concepção até a conclusão.

22º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023

E em menos de dois meses, com sua excelência respaldada pelo brilho criativo de Guel Arraes e Jorge Furtado, aliados à brilhante atuação de Deborah Bloch e Paulo Betti. O filme torna-se um testemunho da política durante os dias sombrios da pandemia que assola nossa terra. “Que mais projetos audaciosos possam surgir.”

Dentro dos domínios da GIROS FILMES, o eco da tríade formada por “O DEBATE” e “O PRESIDENTE IMPROVÁVEL”, regado pelos núcleos da democracia, reverbera com três indicações.

Conforme palavras de Mauricio Magalhães, mestre e sócio da Giros, ecoam no ar: “ser reconhecidos com duas histórias entrelaçadas à política.

O PRESIDENTE IMPROVÁVEL

Enquanto, para Belisario Franca, uma das almas fundadoras da produtora e maestro do documentário em torno de FHC, “por meio de ‘O DEBATE’, lançamos Caio Blat ao mundo. E, por meio de ‘ O PRESIDENTE IMPROVÁVEL’,

O CASO CELSO DANIEL

Dentro do espírito da democracia e da política, o festival acolhe também, além das histórias brasileiras, os épicos “1976” (concebido por Manuela Martelli) e “ARGENTINA, 1985” (marcado pela mão de Santiago Mitre).

E, como uma partícula cósmica na constelação da disputa pelo Melhor Documentário em Série Brasileira, encontramos “O CASO CELSO DANIEL” (forjado por Marcos Joel Jorge).

Enfim, o tecido do destino neste complexo tapete será desvendado durante o espetáculo da cerimônia de premiação, marcado para quarta-feira, 23 de agosto.

O grandioso evento se celebrará nas Cidades das Artes, no Rio de Janeiro, uma celebração espetacular digna de um filme.

As cortinas virtuais se abrirão para o país inteiro por meio das telas do YouTube e pelo Canal Brasil, onde as estrelas do evento, os vitoriosos, serão coroados sob os olhares do mundo.

Assista aqui: https://www.youtube.com/c/AcademiaBrasileiradeCinemaOficial

Lucas Machado instagram

Lucas Machado LinkedIn

Sobre Lucas Machado

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

A inteligência artificial vai roubar meu trabalho? Por Lucas Machado

Você é feliz e seguro com seu trabalho? Por Lucas Machado Quando falamos em futuro…

12 horas ago

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte Silvia Machete, natural de Belo Horizonte,…

2 dias ago

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios No mundo empresarial moderno, reuniões eficazes…

3 dias ago

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro O Chico Dedê…

3 dias ago

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável As placas solares estão se tornando uma opção cada…

3 dias ago

WhatsApp GB: Aplicativos Modificados e Segurança Online com Backlinks

WhatsApp GB: Aplicativos Modificados e Segurança Online com Backlinks O uso de aplicativos modificados tem…

3 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!