Dicas de atitudes sustentáveis para construir um mundo melhor
Primeiramente, quais ações vocês adotam para um mundo mais sustentável?
Inclusive, tais atitudes são reproduzidas por pessoas próximas, como familiares e amigos? Saibam que determinados comportamentos impactam direta e indiretamente no meio ambiente.
Com isso, cada um de nós tem um papel fundamental na condução do local em que vivemos e do ar que respiramos. Portanto, estar ciente de algumas dicas que prezam pela sustentabilidade é um começo promissor e que merece ser potencializado.
Diminua o consumo de carnes
Veganismo e vegetarianismo não são modas, mas estilos de vida. Afinal, o consumo de carnes é responsável pelo gasto excessivo de água.
De acordo com a organização WaterFootprint, a cada 1kg de carne é utilizado mais de 15 mil litros de água.
Assim sendo, a produção de carnes está diretamente relacionada a uma pegada hídrica exorbitante. Pegada hídrica é o nome dado ao consumo de água per capta, de forma direta e indireta agregada em vários produtos, tal como na produção da carne. Nesse sentido, estima-se que veganos economizem 2250 litros de água por dia.
Dê destinação certa ao seu lixo
Outra atitude sustentável é promover a coleta seletiva. Dessa forma, conscientizar-se sobre o que fazer com seus resíduos é fundamental. Com efeito, tente reciclar materiais como vidro, metal, plástico, papel, entre outros.
Evite sacolas plásticas
Quando for ao supermercado, opte por sacolas retornáveis ou caixas de papelão. Assim, a quantidade de sacolas plásticas no ambiente tende a se reduzir.
Para se ter uma ideia, a sacola plástica leva, em média, de 300 a 500 anos para se decompor.
Gaste menos água e menos luz
A regra é clara: não está utilizando, feche as torneiras e desligue as luzes. Banhos rápidos, limpeza de calçadas ou áreas sem água corrente, cômodos vazios apagados e equipamentos desligados na tomada: enfim, atitudes sustentáveis muito importantes.
Diminua o uso do carro
Pode parecer difícil, principalmente para quem vive em uma grande ou média cidade brasileira. O uso do carro pode até garantir agilidade e segurança. No entanto, em longo prazo os automóveis causam um efeito catastrófico. A emissão de gases poluentes gera danos ao meio ambiente, além de problemas respiratórios e estresses.
Assim, priorize as bicicletas, o passeio a pé para curtas distâncias e o transporte público – por mais complicado que seja esse serviço no Brasil.
Outras atitudes sustentáveis são as seguintes: redução da quantidade de copos descartáveis, diminuição de impressões desnecessárias, prioridades a papel reciclado, plantação de seus alimentos em uma pequena horta, etc.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.