Corrida: fortalecimento muscular sem academia

Fortalecimento muscular sem academia

Você já pensou em todos os benefícios da corrida para o seu corpo? Primeiramente, não tem como descartar as vantagens para o equilíbrio da mente. Além disso, a atividade tem reflexos diretos no corpo e pode ajudar no processo da saúde mental.

Segundo estimativas, no Brasil são cerca de 11 milhões de corredores de rua. Esse número mostra o perfil de atletas (amadores) apaixonados e que priorizam a saúde. O treino contínuo é uma forma de melhorar a performance e os números.

Mas, além disso, é importante fortalecer os músculos para evitar lesões mais sérias. Assim, você conseguirá manter a saúde do corpo e a prática equilibrada da atividade. Até porque, o fortalecimento muscular é essencial para quem corre.

Musculação e fortalecimento para corridas

Contudo, muitas pessoas não são adeptas da musculação e academia. Ainda assim é importante encontrar formas de fortalecimento para que as lesões graves sejam evitadas. Nesse sentido, é possível realizar atividades com foco em fortalecimento, mesmo que seja fora das academias.

Para começar, a corrida em subidas de morros ou rampas ajuda muito no fortalecimento de coxas e panturrilhas. Sendo assim, é possível encaixar a atividade no fluxo de treinos, sem a necessidade de buscar alternativas restritas ao ambiente de academias.

Outro ponto bem legal para a performance é a subida de escada. Você pode optar pelas subidas de degraus de forma contínua ou utilizar o formato de tiros (a sequência acelerada) para a preparação muscular dos treinos.

Escolha o seu treino!

Pensando em te ajudar em alternativas, buscamos algumas opções de treinos para os amantes de corridas de qualquer nível. Você vai poder fortalecer sua musculatura e ainda manter o ritmo crescente da corrida. Confira aqui!

Treino 1

Comece com corrida leve (ou caminhada mais intensa) por 2 km. Aumente a velocidade por 200 metros, pare e respire. Repita isso por 10 vezes. Caso prefira, opte pela subida dos degraus das escadas.

Treino 2

Corra ou caminhe mais forte por 1 km. Em seguida, aumente a intensidade por 500 metros. Repita isso por três vezes. Diminua o ritmo por mais 1 km.

Enfim, a corrida em grama ou areia também é uma ótima fonte de fortalecimento muscular. O seu corpo fará bastante esforço e, consequentemente, haverá fortalecimento muscular. Viu como não existem desculpas para o sedentarismo?

Fortalecimento muscular sem academia

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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