Berinjela a parmegiana: Confira nossa receita
Primeiramente ao contrario do que muitos pensam, a origem do nome “parmegiana” não tem ligação alguma com a cidade de Parma na Itália.
Mas deriva do termo parmiciana. Embora o nome seja parecido significa um conjunto de tiras de madeira que se sobrepõem formando uma persiana, que neste caso são as fatias de berinjela.
Dessa forma pelo que sabemos hoje a casa da parmegiana de berinjela é a Sicília, onde pode-se encontrar a berinjela típica para preparar a parmegiana.
Sobretudo o nome petrociane, termo pelo qual dá origem (segundo os sicilianos) ao nome deste prato.
Ingredientes:
(6 porções) – 1,5 kg de berinjela – 1/2 cebola – 500 g de queijo caciocavallo (se você não achar use o provolone) – 2 colheres de extrato de tomate – 1,4lt de passata de tomate.
Além de algumas folhas de manjericão fresco – 150 g de queijo ralado (de preferência parmigiano reggiano) – Azeite extra virgem – 100 g de sal grosso – 1 dente de alho – Sal fino à gosto – Óleo de cozinha para fritar as berinjelas.
Como preparar:
Primordialmente para preparar a berinjela a parmegiana comece a partir do molho de tomate. Em seguida pegue uma panela, adicione um pouco de azeite e refogue o alho e a cebola.
Deixe refogar um pouco, junte a passata e o extrato de tomate dissolvido em um pouco de água, antes de tudo, adicione então o sal e a pimenta à gosto e deixe cozinhar até que o molho fique denso.
Enquanto isso, antes que o molho engrosse, adicione as folhas de manjericão e desligue o fogo.
Da mesma forma, coloque as fatias em uma peneira grande e polvilhe com sal grosso por cima. Deixe as berinjelas ali por pelo menos 1 hora até elas percam o líquido amargo que elas possuem por dentro.
Logo após, retire as berinjelas e enxague abundantemente com água corrente e seque-as bem. Em uma panela grande coloque óleo e em seguida frite as berinjelas.
No entanto lembre-se de fritar elas um pouco de cada vez para não baixar demais a temperatura do óleo, virando-as de ambos os lados.
Assim que elas estiverem fritas, coloque-as entre folhas de papel absorvente para tirar o excesso de óleo. Pegue então uma assadeira de 15×20 cm e junte o fundo dela com óleo.
Além disso adicione no fundo da assadeira um pouco do molho de tomate e comece a colocar a berinjela. Siga sempre essa sequência: 3 fatias de berinjela, um pouco de molho, queijo ralado e algumas fatias do queijo caciocavallo.
Forno:
Continue até que todos os ingredientes serão usados, terminando com as berinjelas por último. Cubra com o molho restante e o queijo parmesão ralado. Leve a parmegiana ao forno preaquecido a 200° e asse por 40 minutos (se for um forno ventilado, asse a 180° por 30-35 minutos).
Quando a parmegiana estiver pronta, deixe ela no forno desligado alguns minutos para repousar. Depois basta servir. Quente ou fria a parmegiana é sempre uma delícia!
Vinhos:
Mesmo sendo um prato “pesado”, a Berinjela à Parmegiana é um prato de verão e por isso combina muito bem com vinhos brancos como o Greco di Tufo ou o Pinot Grigio.
Se você é daqueles que não conseguem ficar sem um vinho tinto, te aconselhamos um vinho com a mesma origem do prato: o siciliano Frappato.
Se você como eu gosta de arriscar, te aconselhamos uma combinação surpresa muito agradável: o vinho tinto Schiava do Alto Adige.
Um vinho de verão que purifica e limpa o paladar, tornando agradável até mesmo a nota ligeiramente amarga da berinjela.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.