Minas sabores e delícias

Minas sabores e delícias. Quando o assunto é comida, não tem pra ninguém! Imediatamente Minas Gerais sai na frente e surpreendem com sabores e aromas, gostos e temperos. 

Afinal, os pratos originalmente simples, simultaneamente foram ganhando, ao longo do tempo, ingredientes e incrementos muito especiais. 

Assim, em cada “tiquim” do Estado a gente encontra delícias de todos os tipos, frequentemente preparadas para festas e ocasiões especiais. Acima de tudo, há também a recepção, hospitalidade e, antes de tudo, aquela mesa bem farta. 

Vale reforçar que a gastronomia mineira vai muito além dos restaurantes. Portanto, especialmente com o intuito de cozinhar com muito amor e da forma mais caseira possível, sempre que possível lembrando aquele clima de casa de vó!

Preparamos uma volta de trem por Minas e seus sabores pra você se deliciar

PÃO DE QUEIJO

Minas sabores e delícias

Lista de comida mineira tem de ter pão de queijo! Iguaria fácil de fazer e simplesmente deliciosa, o pão de queijo ganhou até fama internacional, além de cair super bem com um cafezinho.

E pra saborear não tem erro: comer quentinho, assim que acabar de sair do forno. Outra sugestão, que tem feito muito sucesso, são os pães de queijo recreados. Tem para todos os gostos!

Minas sabores e delícias: Queijos

Até mesmo quem nunca pisou em solo mineiro sabe que a região é famosa por produzir os melhores queijos. Algumas localidades que mais oferecem esse produto ficam entre as montanhas, com destaque para Araxá, Serro, Triângulo Mineiro e, claro, a Serra da Canastra.

Normalmente, a qualidade e sabor de cada queijo é determinada pelo solo e pelo clima do local. Sendo assim, cada região de Minas é especialista em um tipo de queijo.

Minas sabores e delícias: FRANGO COM QUIABO (franconquiabu)

Minas sabores e delícias

Inegavelmente esse é o Cruzeiro e Atlético da culinária mineira! O ensopado de frango caipira com quiabo faz muito sucesso nos domingos de minas, igualmente no sítio ou no restaurante. Sobretudo é super fácil de se preparar. E para ficar perfeito, sem duvida o frango tem de ser caipira, uai!.

ORA-PRO-NOBIS

O nome dessa plantinha vem do latim e quer dizer “rogai por nós”. Mineiro costuma por ora-pro-nobis em muita coisa e o sabor é sempre mágico!

Segundo as lendas mineiras, as igrejas eram cercadas por esta planta e os filhos das religiosas apanhavam as folhas para a refeição dizendo “está na hora do ora-pro-nobis”.

Além disso, é uma planta rica em proteínas e dizem até que pode substituir a carne!

Minas sabores e delícias: DOCE DE LEITE (dodileite)

O doce de leite é o mais famoso dos doces das Minas Gerais porque combina com praticamente tudo. Pode comer puro, com queijo, com fruta, no recheio do bolo e churros. Uma tradição muito legal em Minas é o “Canudinho”, recheado com doce de leite.

BOLOS

Minas sabores e delícias

Entrou na cozinha em Minas, tem um cafezinho com um bolo feito na hora e aquele cheirinho mágico! Nas regiões mineiras existem várias combinações de sabores e ingredientes. Na gastronomia mineira, os mais famosos são os bolos de cenoura, fubá, milho e chocolate.

Minas sabores e delícias: GOIABADA CASCÃO

Haja goiaba em Minas! Por isso, a região é tradicionalmente conhecida pela qualidade e sabor da goiabada artesanal. E essa é a combinação perfeita com um queijo minas. As goiabadas mais famosas são das cidades de Ouro Preto e Ponte nova. Para virar doce, a fruta tem que ficar um longo tempo no fogo. O ideal que usar a fruta bem madura.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Gastronomia