Life Style

A arte de fazer leitura nas entrelinhas

Leitura nas entrelinhas

“Sou responsável pelo que eu falo, não pelo que você entende”

Essa é uma frase que nós da comunicação, que possuímos o comportamento inteligente não podemos levar ao pé da letra pois, sobretudo somos responsáveis pelos dois: o que falamos e o que as pessoas entendem.

Comunicar é uma ferramenta poderosa e fundamental no relacionamento interpessoal, pois é por seu intermédio que as pessoas expressam suas ideias, mostram suas emoções e ouvem o mesmo dos outros.

Relações Pessoais

No entanto, hoje como a maioria das relações estão dispensando o contato presencial, precisamos entender e nos fazer compreender por vários tipos de comunicação (falar, o ouvir e se expressar).

Mas a questão é: as pessoas falam exatamente o que querem dizer? Será que elas dizem uma coisa e sentem outra? Ouvem exatamente e entendem o que o outro quer falar?

Vivemos em um mundo que é importante sabermos desempenhar papéis que nem sempre são os mais ajustados aos nossos desejos e expectativas e, as vezes nos fazem vivenciar algumas “saias justas”.

Assim, é fato que precisamos enxergar através de um olhar que se sobreponha ao óbvio, ao lógico.

Quase que um olhar de águia, de raio X, que vê além de algo o que se manifesta – é trazer o latente para a observação natural.

Comportamento

A incessante procura por um comportamento sábio, não pode nos levar a apresentar e mostrar ao mundo apenas a nossa visão. É preciso sabermos interpretar e passar adiante.

É mais fácil, da menos trabalho e pode gerar até menos estresse, não ficar tentando entender – se o outro disser que não quer aceitar isso como uma verdade absoluta.

Se ele falar tudo bem, esse é o seu verdadeiro desejo. Mas minha comunicação é com VOCÊ, da correria, aquele que deseja ser lembrado como alguém que sempre excedeu as expectativas da sua vida abrindo o baú e ensinando.

Leitura nas entrelinhas

Ai não tem jeito vamos ter também que aprender a arte da superação na capacidade de ler nas entrelinhas.

Então seguem alguns toques para melhorar essa habilidade

*Quando falar ou ouvir alguém, os olhos precisam estar no outro. É olho no olho! Isso faz com que nossa percepção de detalhes aumente, e muitas vezes é lá que residem as verdades. Aliás, Einstein dizia: “Deus esta nos detalhes”. Ele tinha razão, pois eles são um grande diferencial competitivo.

*Ouça e não apenas escute. Não faça a audição seletiva, deletando o que não interessa, e permanecendo apenas com o que diz respeito aos seus interesses. Ouvir é prestar a atenção ativa. Não interrompa e não tente adivinhar.

*Ligue-se na importância da comunicação não verbal: gestos, trejeitos, no comportamento do corpo. Saiba que essa é a forma de comunicação que as pessoas mais valorizam, as mais atentas, é claro.

Importante: Relacionamentos de sucesso são baseados em verdades. Hasta!

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

A inteligência artificial vai roubar meu trabalho? Por Lucas Machado

Você é feliz e seguro com seu trabalho? Por Lucas Machado Quando falamos em futuro…

31 minutos ago

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte Silvia Machete, natural de Belo Horizonte,…

2 dias ago

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios No mundo empresarial moderno, reuniões eficazes…

3 dias ago

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro O Chico Dedê…

3 dias ago

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável As placas solares estão se tornando uma opção cada…

3 dias ago

WhatsApp GB: Aplicativos Modificados e Segurança Online com Backlinks

WhatsApp GB: Aplicativos Modificados e Segurança Online com Backlinks O uso de aplicativos modificados tem…

3 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!