PEÇAS VINTAGE NO DECOR – UM RESGATE À MEMÓRIA

PEÇAS VINTAGE NO DECOR – UM RESGATE À MEMÓRIA

Para os nascidos nos anos oitenta, assim como eu, a ideia de futuro era puramente tecnológica. Carros e skates voadores, pessoas vestidas como astronautas ou usando roupas intergalácticas, com megalópoles que se conectavam por esteiras flutuantes. Eis que estamos em 2022 e a sensação de Déjà vu dos anos oitenta e noventa paira no ar. O retrô nunca foi tão moderno.

Essa fusão entre e o passado e o futuro se reflete na estética do morar, numa pega quase retrofuturística. Filmes como De volta para o futuro, Blade Runner, Akira e o próprio Matrix, retratam bem esse futuro distópico, com elementos que misturam o vintage com o que há de mais moderno em termos de tecnologia.

O RETRÔ COMO ELEMENTO AFETIVO

É interessante analisar e entender esse resgate ao passado. Do ponto de vista da decoração, ambientes com a estética minimalista, por exemplo, podem ser sinônimos de elegância. Mas também podem carregar em si o estigma da aridez moderna.

Já ambientes com um décor muito clássico, podem pecar pelo excesso de rococó, formalidade e falta de praticidade dos ambientes. Nesse contexto, um mix entre os estilos, pode trazer muito aconchego e personalidade aos espaços.

A decoração que criou uma mistura de artesanato brasileiro e peças vintage| Histórias de Casa.
Diferentes texturas e conceitos misturados, podem gerar um visual divertido e com personalidade| Histórias de Casa.
Apartamento Carol Gay e Marcos Cimardi | Histórias de Casa.

O vintage tem essa áurea quase sobrenatural. Carrega em si todo glamour de uma época, toda a história de uma família ou uma memória afetiva de valor. Ele resgata antigos rituais como ouvir música em uma vitrola, ou usar uma antiga máquina de costura: não se trata da finalidade do objeto em si, e sim, da liturgia do momento.

MIX AND MATCH

A receita é investir naquela peça ícone de design, alinhar com a praticidade do mobiliário contemporâneo e aquela pitada de acervo familiar. Não tenha medo de ousar ou parecer meio kitsch. Use um mobiliário coringa, prático pro dia a dia.

Apartamento de Carrô Schamall | Casa Vogue

PEÇAS VINTAGE NO DECOR

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ninon
Ninon
1 mês atrás

Muito bom o artigo. Conseguiu resgatar a essência e significado da decoração

Janine
Janine
1 mês atrás
Reply to  Ninon

Sim é verdade! Uma decoração aconchegante tem sempre objetos que trazem boas recordações.