Profissões que cresceram durante o isolamento social
A pandemia do novo coronavírus trouxe tristeza e perdas irreparáveis. O planeta mudou e o desemprego assolou a população. Contudo, algumas profissões ganharam evidência e respeito dentro dessa nova e triste realidade.
Nesse novo normal, a demanda tem sido crescente por especialistas da saúde em toda a América Latina. Outra área que se destacou em todo o planeta foi a de tecnologia.
O isolamento social e as normas tecnológicas
Até porque, com os dias de isolamento social, o contato entre pessoas esteve restrito à internet. O home office trouxe necessidade de aceleração de tecnologia.
Além disso, o crescimento do e-commerce veio na mesma sintonia. Assim, as compras on-line ganharam a confiança de muitos clientes, que deram a opção de experimentar o consumo em um clique.
As profissões que cresceram durante o isolamento social
Nesse sentido, engenheiros de dados se tornaram prioritários, bem como especialistas em análise de algoritmos (do senhor Google, obviamente) disputados no mercado.
O setor de delivery, por exemplo, também representa todo esse aquecimento. Os negócios precisaram de readequar e quem não estava minimamente baseado em normas de tecnologia não tem resistido à crise.
O mercado mexicano na era do Covid-19
Analisando a América Latina em geral, o México conquistou destaque. A segunda maior economia do continente abraçou os agentes imobiliários. Já que com as adequações de trabalho e home office a realidade de moradia mudou.
Hoje, muitos profissionais optaram por trabalhar em qualquer lugar do mundo. Aliás, esse movimento consiste em moradias por diferentes lugares.
Outro dado de crescimento no México é o setor da saúde. Já que a pandemia trouxe demanda por auxiliares de enfermagem e fisioterapeutas.
Saúde mental: a bomba relógio
Mas o que chama mais atenção dos pesquisadores é o crescimento na busca de profissionais dedicados à saúde mental.
Nesse “novo normal” a necessidade de tratamentos psiquiátricos aumentou
consideravelmente. Segundo a Sociedade Brasileira de Psiquiatria, a descoberta de pessoas com doenças mentais chegou a 82% devido ao COVID-19.
A saúde mental ainda é um tabu, mas veio para mostrar que ela é parte da engrenagem de todo o corpo. Mas se acalme. Isso vai passar!
Profissões que cresceram durante o isolamento social
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.