Life Style

Amazonas: como funciona o coletivo indígena de jovens jornalistas (Rede Wayuri)

Rede Wayuri jornalismo Indígena

Em tempos de fake news, a informação se tornou modelo de resistência. Primeiramente o jornalismo é ato de sobrevivência e fonte de informação de verdade, a partir de apuração.

No estado Amazonas, a Rede Wayuri surgiu como um ato de resistência indígena. Por lá, a ideia é a apuração de qualidade e combate à fake news.

A informação para indígenas

Da mesma forma a proposta da comunicação é assegurar a população local, além de levar informações para a população local. A rede surgiu em 2017 e conta com 26 comunicadores.

Sendo que, desse total, são mais de 10 povos diferentes. No Amazonas são mais de 420 comunidades. Eles se dividem em 23 etnias e idiomas. Contudo os índios são os condutores de informação.

Boletins no Spotify

No contexto, há comunicadores em geral e eles traduzem, escrevem, gravam e espalham as informações pela aldeia. Esse processo é chamado de boletim.

Assim, são esses boletins a fonte de informação de toda a aldeia. O processo de comunicação ganhou o mundo e, atualmente, é possível encontrar os boletins informativos no Spotify e SoundCloud.

Mas como a internet não é uma realidade de todas as aldeias, muitas vezes, o modelo de transmissão é analógico. Para se ter ideia, boa parte da transmissão de informação é feita por pendrive em barcos.

A viagem da notícia

Assim a notícia viaja por muitos destinos. Sendo que a prioridade é a disseminação de notícias reais. Um dos grandes motivos de informação são as rádios-postes.

Enfim, a proposta consiste em um megafone preso em um poste na aldeia. Por lá, há uma ciência de informações gerais, com foco de levar notícias do dia a dia para dentro da aldeia.

O mais interessante de todo o processo é a forma de reunião. Na ocasião, as pessoas se reúnem na aldeia para escutar as notícias e ficar informadas.

Rede Wayuri jornalismo Indígena

/* */
lucasmachado

Editor-chefe. Lucas Teixeira Machado (Belo horizonte 03 de Marco) escritor e poeta brasileiro, profissional de comunicação, palestrante e colunista de Life Style. Nascido em Belo Horizonte – Minas Gerais, cursou economia na Pontifícia Universidade Católica (Puc – Minas) e Marketing no Centro Universitário UNA. Graduou-se em teologia no Seminário teológico Carisma. Viveu na Califórnia, onde estudou a língua e cultura Americana na Okland University e San Jose City College - Silicon Valey. No México estudou a cultura Indígena em Mazatlán município do estado de Sinaloa, além de ser diretor de estilo na reconstrução da marca Venados Store - Venados Baseball Club. Foi diretor de Marketing de empresas no Brasil como: Probank, Engetec e Metalvest. É especialista em Marketing de incentivo, conteúdos digitais e Biografias através de escritas criativas..

Posts recentes

Limão emagrecimento e imunidade | confira os benefícios a saúde

Limão emagrecimento e imunidade | confira os benefícios para saúde Primeiramente a busca por remédios…

17 horas ago

A inteligência artificial vai roubar meu trabalho? Por Lucas Machado

Você é feliz e seguro com seu trabalho? Por Lucas Machado Quando falamos em futuro…

1 dia ago

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte

Silvia Machete Apresenta Sua Nova Turnê em Belo Horizonte Silvia Machete, natural de Belo Horizonte,…

4 dias ago

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios

Como a Inteligência Artificial está transformando reuniões de negócios No mundo empresarial moderno, reuniões eficazes…

4 dias ago

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro

Chico Dedê Apresenta Sua Nova Coleção de Coquetéis Autorais com Sabor Mineiro O Chico Dedê…

5 dias ago

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável

Placas Solares Eficientes para Energia Sustentável As placas solares estão se tornando uma opção cada…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!