As “barrinhas de cereais caseira” estão aí para salvar muita gente daquela fome depois que saímos de casa. E também para ajudar numa alimentação mais saudável, claro.
Mas como aqui no YOOMAG falamos de estilo de vida, isso quer dizer que você pode sim ter o seu próprio estilo e criar suas iguarias tanto com roupas ou dieta. E é por isso que trouxemos essa receita deliciosa de barrinha de cereal caseira.
Ingredientes
- 1/2 xícara de chá de aveia fina
- 1 xícara de chá de aveia em flocos
- 1 xícara de chá de granola
- 5 colheres de sopa de linhaça triturada
- aproximadamente 20 castanhas de cajú
- 1/2 xícara de chá de mel
- 1 colher de sopa de manteiga light (usamos a ghee)
- 2 colheres de sopa de dextrose sem sabor (conhecida também como glicose)
- 1 xícara de chá de uva passa picada (opcional)
Modo de preparo
A princípio, você vai começar derretendo a manteiga ghee junto com o mel em uma panela;
Coloque a glicose aos poucos e misture até tudo ficar homogêneo. Caso goste de uva passa, é a hora de acrescentar e deixar ferver até essa mistura ficar mais escura;
Em um bowl ou tigela, misture o restante dos ingredientes;
Em seguida, coloque tudo o que está na panela no bowl/tigela com os ingredientes secos e misture até virar uma pasta;
Use um papel manteiga para cobrir uma forma e coloque toda a mistura sobre ele, para que não grude. Deixe tudo de forma lisa e homogênea, mas não precisa ser tão certinho, já tem partes que ficarão mais altas;
Espere a mistura da forma esfriar totalmente para cortar em pedaços do tamanho de uma barrinha. Embrulhamos tudo isso com papel manteiga ou celofane.
Por que barrinha de cereal caseira?
Vamos ser sinceros com você. Apesar de as barrinhas de cereal serem mais saudáveis que um sanduíche, por exemplo, muitas delas são ricas em conservantes, emulsificantes e outros açúcares.
Em outras palavras, elas acabam atrapalhando sua dieta do que ajudando. Claro que há exceções e por isso sempre recomendamos ler o rótulo de ingredientes. Entretanto, o que fazemos em casa conhecemos exatamente a procedência.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.