Alimentação saudável reduz riscos cardíacos

Primeiramente uma alimentação saudável reduz até 80% os riscos de problemas cardíacos.

No entanto controlar as batidas do coração é uma missão difícil para boa parte da população.

Especialistas apontam a alimentação como a principal aliada para evitar doenças cardiovasculares.

Ministério da Saúde

Sendo que no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a pesquisa aponta para 300 mil mortes causadas por problemas cardiovasculares, o que corresponde a uma morte a cada dois minutos.

Segundo o médico nutrólogo Lucas Penchel, a alimentação é o ponto chave para reduzir esse número alarmante.

De acordo com Lucas, uma alimentação saudável aliada à prática de atividade física regular e a eliminação de hábitos ruins.

Como alcoolismo e tabagismo, pode ser capaz de reduzir em até 80% as chances de uma pessoa desenvolver problemas cardíacos.

Alimentação diária

Segundo o profissional para ser amiga do coração, a alimentação diária deve ser baseada em escolhas saudáveis, como uma dieta rica em verduras, legumes, carnes magras, fibras e frutas.

A dieta mediterrânea é uma opção nesses casos, pois se baseia em evitar produtos industrializados e substituir por alimentos naturais.

Alimentação saudável

Além dessas opções, há alguns alimentos específicos que podem ser inseridos no cotidiano e agirem como cardioprotetores.

Além deles, é indicado que as pessoas façam uso da suplementação de trans-resveratrol, que pode ser usado de forma transdérmica, oral ou sublingual.

Pois, sua atuação antioxidante combate os radicais livres que danificam as células e apresenta ação anti-inflamatória.

Já as propriedades presentes no azeite extravirgem também combatem os radicais livres e auxiliam no controle do colesterol.

O salmão, rico em ômega 3, reduz os riscos de doenças cardiovasculares por conta da sua ação anti-inflamatória e do controle dos níveis de triglicerídeos no sangue.

E o ovo, temido por muitos devido a sua má fama, se consumido cozido, traz inúmeros benefícios ao coração por sua abundância de proteínas e gorduras do bem”, aponta Penchel.

“Para usufruir dos benefícios, é necessária uma completa mudança de hábitos, como a prática de, pelo menos, 150 minutos de atividade física por semana, ou seja, cinco dias por 30 minutos;

A exclusão de costumes, como o uso de cigarro e a diminuição do consumo de álcool; o controle do peso; e o acompanhamento regular com o cardiologista. Comenta o nutrólogo e cardiologista.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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