Crise: catástrofe ou desafio? @yoomag__

Crise: catástrofe ou desafio?

Como identificar o melhor caminho para as suas escolhas

Crise: catástrofe ou desafio?

Hoje eu te convido a mudar a sua perspectiva sobre um momento difícil, uma situação dolorosa que você enfrentou e ainda te angustia e traz um desconforto significativo para sua vida, que deixou cicatrizes emocionais com as quais você não sabe bem como lidar.

Sem a pretensão de minimizar sua dor, meu foco aqui é fazer com que você consiga ampliar seu olhar para sua vivência e, por isso, eu começo te lembrando que a palavra crise vem do grego (krisis) e significa “julgamento, decisão”. É, portanto, um momento decisivo em uma determinada situação.

Você tem o poder em suas mãos

Nesse momento, vamos nos encontrar diante de dois caminhos. Poderemos sucumbir a essa situação que nos desespera e mergulhar nessa catástrofe ou então, de forma amorosa, acionar nossas forças internas e afiar nosso poder de decisão para organizar o caos em que nos encontramos.

Crise: catástrofe ou desafio?

Estar em crise é poder girar a chave e abrir a porta para uma destas duas direções. Um poder de escolha que é intransferivelmente seu. 

Assim, uma crise deve ser vista como um potencial, uma oportunidade para questionar e rever nossos valores antes da decisão. Mas… que decisão? A decisão de transformar nossa forma de pensar, sentir e agir nos momentos difíceis e de dor.

Assim, ao olhar para dentro de si mesmo e buscar no seu eu mais profundo as suas verdades, você começa a trilhar o caminho para superar aquilo que te feriu e te paralisou.

Pequenos passos a caminho de uma grande virada

Por isso, quando você estiver pronto para trazer transformação de verdade e reconstruir sua vida, pequenas mudanças vão fazer uma diferença enorme. Veja como começar:

Desta forma, comece a olhar para si mesmo sem a pretensão de fazer análises e julgamentos. Apenas se observa com curiosidade, com o objetivo de se conhecer melhor. Veja como você reage em diferentes situações. Se possível, faça sobretudo anotações do que achar que é importante.

Tenha atenção ao escolher suas companhias e procure fazer isso com base em seus valores. Veja como elas se comportam e falam sobre elas mesmas e, mais importante, observe a maneira que elas falam sobre os outros. Não queira ter ao seu lado pessoas que não se alinham com as suas verdades em relação à vida e relacionamentos.

Aprendizado

Enfim, aprenda com os outros. Estamos vivendo na era da informação e muito conhecimento está circulando. Existem os bons conteúdos e aqueles que, além de pouco ou nada terem a acrescentar ao que você já sabe, também desinformam. No entanto a escolha do que consumir, como sempre, é sua. Faça bom uso desse poder.

Cuide bem do seu tempo. Estabeleça limites e use seu tempo de maneira que esse uso te ajude a alcançar seus objetivos e crescer como pessoa. Não sobrecarregue sua agenda com o que não seja necessário e nem traga valor para sua vida. Antes de assumir mais um compromisso se pergunte: a quem isso vai beneficiar?

Pratique o doar-se sem expectativa de retorno. Faça um elogio autêntico. Se puder e quando puder, doe um pouco do seu tempo para alguém que precisa. E quando a abundância chegar para você, doe mais, compartilhe mais. Isso vai criar uma energia diferente e positiva em sua vida.

Torne-se seu melhor amigo. Seja gentil, amoroso e compassivo consigo mesmo. Não se martirize pelos seus erros e suas imperfeições. Ao fazer suas escolhas, procure olhar com amor para dentro de si mesmo e conjugar esse olhar com o mundo que te cerca.

Ouse se desafiar!

Sobre Rita Vieira

Instagram Rita Vieira

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments