Hábitos saudáveis que previnem doenças crônicas
Primeiramente doenças que já atingem mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo pode ser evitada com atividade física e reeducação alimentar.
Sobretudo praticar atividades aeróbicas e de resistência e seguir uma alimentação saudável, podem prevenir o aparecimento ou progressão da demência.
Segundo o guia lançado no começo de maio pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Definida como uma deficiência cognitiva persistente e progressiva, a OMS calcula que mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo tenham a doença.
De acordo com a Organização, a estimativa para 2050 é que cerca de 152 milhões de pessoas sejam afetadas com o problema.
Insanidade Mental
Entretanto apesar de ser popularmente associada à insanidade mental, a demência possui outro significado na medicina.
Ela é usada para definir quadros de perda da função cerebral, e podem ser caracterizadas pela perda da qualidade de vida, problemas cognitivos, de raciocínio, linguagem, memória e comportamento.
Embora existam vários tipos de demências, elas podem ser divididas em dois grupos: as reversíveis e as irreversíveis.
Já as demências irreversíveis, como por exemplo, o Alzheimer, não podem ser interrompidas e seus sintomas não podem ser barrados.
Já as demências irreversíveis, como por exemplo, o Alzheimer, não podem ser interrompidas e seus sintomas não podem ser barrados.
Da mesma forma as demências irreversíveis, como por exemplo, o Alzheimer, não podem ser interrompidas e seus sintomas não podem ser barrados. Segundo a medica Marayra França.
Idade Fator de risco
A idade ainda é o fator de risco que prevalece. Após os 65 anos de idade, os riscos de apresentar demência aumentam consideravelmente. Além deste fator, o histórico familiar, Síndrome de Down, alcoolismo, colesterol elevado, pressão alta, depressão, diabetes, obesidade e tabagismo também estão na lista de fatores que podem levar à doença.
Além destas orientações, a médica aconselha que a saúde emocional também seja assistida com atenção. “Reduzir o estresse e viver em um ambiente harmônico contribuem para evitar o aparecimento da doença”, diz.
Tipos de Demência
Alzheimer:
Um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, porém comprometimento progressivo das atividades de vida diária e ainda por uma variedade de sintomas neuro-psiquiátricos e de alterações comportamentais.
Demência de Corpos de Lewy:
Perda progressiva da função mental caracterizada pelo desenvolvimento de corpos de Lewy nas células nervosas.
Demência vascular:
degeneração cognitiva, aguda ou crônica, decorrente de infarto cerebral difuso ou focal, além disso relacionada com mais frequência à doença cerebrovascular.
Demência frontotemporal:
O termo (DFT) refere-se a doenças hereditárias esporádicas que afetam os lobos frontal e temporal.
Demência alcoólica:
Uma forma da doença provocada pelo consumo excessivo de álcool. Afeta a memória, aprendizagem e outras funções mentais.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.