A moqueca de tilápia é uma iguaria sofisticada e saudável. Inclusive, o prato combina com um bom vinho ou suco natural.
Além disso, o peixe traz a vantagem de ser completamente benéfico para o organismo. Primeiramente, ele é rico em vitaminas e sais minerais; ácidos graxos e proteínas de alto valor nutritivo.
Nesse sentido, substituir uma opção com muitas calorias e gorduras pela moqueca de tilápia (ou peixe, no geral) é uma verdadeira e autêntica mudança de hábitos. Afinal, optar pela saúde sempre significa o melhor caminho, principalmente com algo tão saboroso.
+Filé de tilápia no forno crocante
Ingredientes
- 350 gramas de filé de tilápia;
- Uma cebola;
- Um pimentão verde;
- um pimentão vermelho;
- Pimentão amarelo;
- 3 tomates;
- 450 ml de leite de coco;
- 1 colher (sopa) de azeite de dendê;
- Sal (para temperar a gosto)
Modo de preparo
A princípio, pegue os filés, corte-os ao meio e tempere-os com sal. Em seguida, corte os legumes em rodelas, misture todos eles e coloque pitadas de sal.
Logo depois, pegue uma forma e unte todo o vasilhame. A próxima etapa consiste em adicionar os filés. Com isso, você pode cobrir o peixe com as rodelas de legumes.
A seguir, despeje o leite de coco sobre a tilápia e leve-a ao forno pré-aquecido, sobretudo com a temperatura a 180° C. O tempo estimado é de aproximadamente 35 minutos.
Assim, caso você prefira, separe um pouco de farinha de mandioca para acompanhar a moqueca de tilápia. Além disso, uma deliciosa salada para entrada.
Trocar carne vermelha por peixe é mais saudável?
Inicialmente, a carne vermelha tem suas proteínas importantes para o organismo. No entanto, muitos estudos sugerem benefícios maiores em quem opta pelo peixe. Inclusive, o processo digestivo da carne branca é mais rápido.
Para se ter uma ideia, o ômega-3 é encontrado nos peixes. Esse nutriente é responsável por garantir a manutenção de funções cerebrais (contribui para a memória) e auxilia no combate a doenças cardiovasculares.
Com isso, é importante ressaltar que a sua ingestão no lugar da carne vermelha contribui com o organismo de maneira considerável. No entanto, é preciso consultar uma nutricionista para saber a quantidade certa de nutrientes que sua alimentação deve ter.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.