Virada cultural Belo Horizonte 2023: um Encontro de Arte, Gastronomia e Solidariedade

A Abrasel estabelece suporte para catadores de recicláveis ​​atuantes no evento, além de promover campanha de doação de alimentos para cooperativas na capital.

Virada cultural Belo Horizonte 2023

Num turbilhão de espetáculos ardentes e manifestações culturais efervescentes, surge um circuito gastronômico deslumbrante, e a cidade palpitante com vida. Assim, queridos belorizontinos e viajantes, se delineia a oitava edição da Virada Cultural. Nos dias 19 e 20 de agosto, uma jornada ímpar toma forma na capital mineira. Nessa sinfonia de sensações, a nobre arte da solidariedade não espera à margem. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel), em uma sinergia louvável com o projeto Mãos Seletas, cria um oásis de apoio no Parque Municipal, acolhendo os incansáveis ​​catadores de materiais recicláveis ​​que laborarão durante o evento. Além de fornecer um merecido local de repouso, água e sustento, esse espaço também receberá ofertas de alimentos não perecíveis.

Abrasel em Minas Gerais

“Os catadores exercem uma labuta de suma conversão para toda a sociedade; entretanto, frequentemente suas ações permanecem nas sombras. Convoco a todos a participar desta campanha, a convocar amigos e trazer alimentos para contribuir”, declama com ardor o líder da Abrasel em Minas Gerais, Oswaldo Júnior.

Enquanto as visitas da Virada Cultural desabrocham gratuitamente, e as doações não são obrigatórias para acessar o Parque Municipal, o caro Junior relembra uma essência de abraçar esta causa. “Somos tomados de júbilo ao sermos parte deste marco na cultura de nossa cidade; e anelamos que esse instante de deleite seja também um portal para a solidariedade. Indubitavelmente, estas doações aliviarão o fardo de muitas famílias”, comemorou.

Aceitar-se-ão dádivas como milho em conserva, massa, feijão, soja, arroz, café, fubá, açúcar, polvilho, farinha de trigo, cevada, farelo de trigo, leite em pó, óleo e outras bênçãos comestíveis.

Catadores

Unidos de mãos dadas com os catadores, nesse fervoroso esforço de reconhecimento e valorização do árduo trabalho dos catadores de materiais recicláveis, a Abrasel, em colaboração com a Associação Nacional dos Catadores (Ancat), lança a campanha “Unidos de Mãos Dadas com os Catadores “.

O propósito é honrar e acolher essa classe, sobretudo, erguendo-a para ser reconhecida e amalgamada à corrente produtiva do universo de bares e restaurantes. São gestos simples, acessíveis a qualquer um que desejem abraçar esta empreitada.

No entanto, a campanha segue-se em diversas fases, cada qual realizando a integração e colaboração entre os catadores e o setor. Na etapa inicial, concentre-se em retirar esses trabalhadores das sombras, com a proclamação “Aquele que executa uma tarefa que encanta os olhos não pode permanecer invisível”.

Virada cultural Belo Horizonte 2023

Na sequência, almeja-se alertar, por exemplo a todos sobre as pequenas ações que deveriam ser a essência das relações com esses indivíduos laboriosos. Dizer “bom dia”, perguntar o nome e brindar um copo de água são exemplos marcantes.

“Ao consumir, eles passam e a vida se renova”, ecoa na terceira fase, cujo intento é amalgamar esses profissionais, sobretudo na teia produtiva.

Enfim, a empreitada está aberta a qualquer empresa, formador de opinião, instituição ou cidadão que espera o reconhecimento aos catadores. Para embarcar nessa jornada, basta acessar o site, obter as peças de divulgação gratuitamente e partilhá-las nas redes sociais e demais canais: https://materiais.abrasel.com.br/parceria-circular.

Serviço

Abrasel na Virada Cultural

Estande no Parque Municipal para coleta de doação de alimentos não perecíveis

Funcionamento:

Dia 19 – 19h às 22h.

Dia 20 –  09h às 19h.

Lucas Machado Instagram

Sobre Lucas Machado

Advertisement

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments