Alimentação infantil: saiba como incentivar hábitos saudáveis
Alimentação infantil. Primeiramente a flexibilização de horários proporcionada pela chegada da pandemia pode muitas vezes fazer com que tanto adultos quanto seus respectivos filhos se percam quanto aos horários de dormir e se alimentar.
Hábitos alimentares saudáveis
Entretanto esse período, que para muitas pessoas pode significar momentos de descanso, brincadeiras e descontração, também dá margem a quebra de hábitos alimentares saudáveis.
Assim o motivo dessa alteração se deve ao fato de que ao acordar mais tarde, — algo que é comum neste período —, as pessoas acabam adiando o horário das refeições ou mesmo não fazendo algumas delas.
Nutricionista materno-infantil
De acordo com a nutricionista materno-infantil da Clínica Penchel, Tarciana Teixeira, o período é necessário que os pais garantam que seus filhos realizem as principais refeições do dia.
“Mesmo que a criança acorde mais tarde, os pais não devem adiantar o almoço e deixar de oferecer o café da manhã”, ressalta.
Computadores, tablets, celulares, e televisores
Segundo Tarciana, para não atrapalhar o ritmo dos pequenos, ainda é interessante que a família não deixe de se reunir à mesa, ainda mais durante as refeições.
Pois, dessa forma esse comportamento torna o momento da alimentação mais agradável e evita distrações como computadores, tablets, celulares, e televisores.
Nutrição regular
“Ao comerem junto dos pais e receberem dos mesmos exemplos de uma boa alimentação.
Certamente as crianças podem aprender desde cedo a manter uma nutrição regular e balanceada, fazendo com que se tornem adultos mais saudáveis e conscientes.
Do mesmo modo esse aprendizado irá contribuir para o desenvolvimento físico e criação de bons hábitos de saúde nas crianças.
Bem como o aumento da incidência de infecções intestinais, diarreia, enjoos, vômitos e o surgimento de anemias e deficiências vitamínicas”.
Dicas importantes de alimentação para crianças
Primeiramente ingestão de cereais, alimentos integrais, frutas, verduras e legumes, pois, isso pode ajudar no processo de saciedade e fornecimento de nutrientes e energia para o corpo.
Ainda é fundamental dar preferência ao consumo de preparações e lanches caseiros, o consumo de água é essencial em todas as épocas do ano.
A hidratação do corpo também pode ser mantida com a água de coco e sucos naturais, mas sem o uso exagerado do açúcar”, recomenda.
Em síntese a nutricionista alerta que a ingestão de doces e salgadinhos por parte das crianças nesta época de férias deve se evitar.
Substituições saudáveis
Sobretudo algumas substituições saudáveis podem ser feitas
Doces gelados à base de fruta, biscoitos integrais, sanduíches naturais, geleias naturais, picolés de frutas, oleaginosas e frutas secas, podem ser ótimas opções para refrescar e servir como suporte entre as refeições clássicas.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.
Nossa que Super dica gostaria de mostrar como obter obter todo o apoio e orientação de que você precisa para ter sucesso na nutrição infantil. Este livro é um dos recursos mais valiosos do mundo quando se trata do que todos os pais devem saber: https://bit.ly/NutriçãoInfantilSaldavel