Alimentação no combate a diabetes

Alimentação no combate a diabetes. Dados do Ministério da Saúde revelam um aumento de 40% do número de casos de diabetes no Brasil.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 16 milhões de pessoas sofrem com a doença em nosso país.

Muitos brasileiros ainda sabem muito pouco sobre as formas de prevenir e tratar a disfunção.

Com tudo isso, se torna essencial que as pessoas se informem sobre o assunto e saibam identificar os seus sintomas.

Sintomas:

Diretor da Clínica Penchel, o diabetes pode ser definido como uma doença de origem crônica e que se faz presente quando o organismo.

“Relacionado a predisposições genéticas ou a deficiências do organismo, o diabetes mellitus tipo 1, é caracterizado pelo excesso de glicose no sangue.

Primeiramente pode surgir na infância ou adolescência e possui caráter autoimune”.

Sede constante, aumento da vontade de urinar, boca seca, perda de peso, sensação de formigamento, e dificuldade de cicatrização, são sintomas..

Segundo Penchel, os pacientes com essa condição devem adotar uma alimentação isenta de açúcar e carboidratos.

“Estas pessoas ainda devem praticar exercícios físicos por cerca de 30 minutos ao menos 3 vezes por semana.

Na maioria dos casos, também é necessária a aplicação diária de insulina”, conta.

Diferente da primeira variação da doença, no diabetes tipo 2, o organismo permite a produção de insulina, mas pode desenvolver uma resistência.

Este que contribui para o transporte da glicose para o interior das células.

“Atingindo com maior frequência adultos e idosos, este modelo do distúrbio também pode afetar crianças e adolescentes.

Na maioria dos quadros, esse tipo da doença pode ser tratado por meio de mudanças na alimentação e realização de atividades físicas”.

Penchel ressalta, que os pacientes diabéticos devem se emprenhar na definição de uma dieta livre de açúcares e com baixo teor de carboidratos.

Também é indispensável, a realização de exercícios físicos moderados.

Essa alteração pode levar à perda momentânea da consciência”, adverte.

O médico alerta que abandonar o açúcar não é a única forma de evitar os desdobramentos do diabetes tipo 2.

“É um grande erro acreditar que ao parar de comer doces, uma pessoa pode evitar que a doença se desenvolva.

O ideal é manter uma nutrição balanceada e saudável baseada na ingestão de fibras, frutas, legumes, verduras, proteínas vegetais e animais.

Também é recomendável ficar atento ao peso corporal e a pressão arterial, e deixar o sedentarismo de lado”, aponta.

Por fim, Lucas aponta que o diabetes pode influir no aparecimento diversos problemas de saúde.

“Quando não há o controle rigoroso da glicemia, a doença pode contribuir para o surgimento de lesões e placas nos vasos sanguíneos.

Ainda pode ocorrer a falência dos rins, cegueira, comprometimento de nervos, gangrena e amputações.

Por todas estas consequências, é muito relevante enfatizar que a prevenção é o melhor caminho para qualquer paciente.

Então, caso os primeiros sinais da doença sejam notados, procure pela ajuda médica”, conclui.

Alimentação no combate a diabetes

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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