Benefícios da banana verde: saúde e emagrecimento

Benefícios da banana verde: saúde e emagrecimento.

A princípio, a Banana verde como seu próprio nome diz, nada mais é que um banana ainda não amadurecida.

Entretanto você sabia que ela contém um tipo de carboidrato que o organismo não absorve muito bem e que ajuda a saúde.

Igualmente, na manutenção do peso, controlando a glicose e até diminuindo os níveis de colesterol.

Primeiramente, o nome desse carboidrato é amido resistente, assim a medida em que a banana vai amadurecendo, entretanto o seu teor de amido vai sendo convertido em açúcar.

Sobretudo o que torna a fruta madura mais calórica e menos interessante para quem está fazendo dieta.

Propriedades:

Afinal, as propriedades da banana verde não param por aí: ela é ainda uma ótima fonte de fibras – 1 única xícara contém 3,6 g do nutriente – vitaminas e minerais, como o potássio (531 mg por xícara), cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B.

Contudo, vale lembrar que, ainda que um dos benefícios da banana verde seja sua atuação de maneira positiva no processo de emagrecimento.

Confirme a modificação dos hábitos alimentares e a prática regular de atividade física não devem deixar de fazer parte do seu plano para que você consiga atingir suas metas de perda de peso.

Auxilia no Controle do Peso:

O amido resistente tem metade das calorias do carboidrato convencional – são duas do primeiro contra quatro do carboidrato tradicional.

Assim, quanto mais amido resistente houver no alimento, menor será seu teor calórico.

Embora, o amido resistente atua como fibra alimentar, aumentando a sensação de saciedade e diminuindo o apetite.

Portanto, apesar de ter uma atuação como uma fibra, pesquisadores acreditam que o amido resistente seja até mais potente que as fibras tradicionais (encontradas em verduras, frutas e legumes).

Embora, tendo uma capacidade ainda maior de manutenção da saciedade e controle da fome.

Isso não significa, é claro, que simplesmente adicionar banana verde à sua dieta sem fazer modificações em seus hábitos alimentares irá fazê-lo perder peso.

O amido resistente pode ser um auxiliar do processo de emagrecimento, mas não deve ser visto como um agente milagroso.

A banana verde deve entrar no cardápio em substituição a outro alimento (substituindo parte da farinha na hora de fazer pão, por exemplo) e não simplesmente como um acréscimo.

Controla a Glicemia e Previne Diabetes:

Certamente um dos maiores benefícios da banana verde, pois além de auxiliar no controle e impedir o surgimento de diabetes do tipo II.

Entretanto a regulação dos níveis de glicose também é fundamental para quem está precisando perder peso.

Ao ser ingerida, sobretudo a banana verde libera açúcar na corrente sanguínea de maneira bastante gradual.

Assim impede uma grande variação das taxas de glicose – e consequentemente mantém estável a liberação de insulina.

Pesquisas têm demonstrado ainda que o consumo de amido resistente durante a refeição pode não somente manter estável como até diminuir o nível de glicose em circulação logo após o consumo de determinados alimentos.

Aliás, melhor ainda, esse efeito pode durar até a refeição seguinte: ou seja, se você consumiu banana verde no café da manhã, suas taxas de glicose serão mais facilmente controladas após o almoço.

Afinal, o que isso interfere na questão do peso?

Uma menor liberação de glicose significa menos insulina em circulação, e você provavelmente já deve ter ouvido falar dos efeitos desse hormônio no organismo:

Dessa forma, entre outras funções, a insulina promove o acúmulo de gordura, diminui o metabolismo e aumenta o apetite.

Ou seja, exatamente tudo que você não precisa quando está fazendo dieta.

Diminui o Colesterol:

Primordialmente, consumir banana verde com regularidade pode não somente diminuir o LDL (colesterol ruim), como aumentar as taxas de HDL.

Estudos recentes sugerem que a farinha de banana verde pode aumentar em até 30% os níveis de colesterol bom na circulação.

Entretanto, uma das explicações para essa propriedade da banana verde seria o fato da fruta reduzir a produção do colesterol pelo fígado e ao mesmo tempo auxiliar na sua eliminação pelo sistema digestivo.

Sobretudo, uma das explicações para essa propriedade da banana verde seria o fato da fruta reduzir a produção do colesterol pelo fígado e ao mesmo tempo auxiliar na sua eliminação pelo sistema digestivo.

Protege o coração:

Além disso, reduz as taxas de colesterol ruim e triglicérides e aumentar os níveis de HDL, a banana verde contribui para a saúde do sistema cardiovascular.

Isso se dá porque o HDL impede que o LDL se deposita na parede dos vasos, causando uma obstrução que pode até causar um infarto no futuro.

Outros benefícios da banana verde para o coração são a atuação das fibras e a manutenção de uma flora intestinal sadia.

Em resumo, essa combinação atua na prevenção de possíveis inflamações que poderiam também prejudicar o sistema cardiovascular.

Aposto que você não sabia esses benefícios da banana! Não perca nenhuma das nossas dicas, aproveite e compartilhe com um amigo apaixonado por saúde.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.