Jejum intermitente: O que é? Ajuda no emagrecimento?

O jejum intermitente: O que é? Ajuda no emagrecimento? Criado na década de 30 após a realização de estudos científicos com macacos.

Primeiramente, a descoberta foi em 1972, entretanto depois de novas pesquisas, agora com humanos, cientistas identificaram os principais benefícios deste tipo de prática, que incluí:

Principais benefícios:

  • Diminuição da pressão arterial
  • Redução do colesterol
  • Atenuação dos níveis de triglicérides e glicose no sangue
  • Equilíbrio de hormônios como a testosterona e GH
  • Desenvolvimento de funções cognitivas

Portanto, de acordo com o médico generalista e diretor da clínica Penchel, Lucas Penchel, o método consiste em uma técnica de emagrecimento, que visa alternar eventualmente períodos de jejum com momentos de alimentação.

“Assim, durante o processo, o paciente ainda terá que adotar uma dieta pobre em carboidratos e rica em proteínas e gorduras.

Em síntese, o intuito é fazer com que o organismo faça uso de seus acervos de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda”, ressalta.

São indicadas de 8 a 24 horas de jejum, que pode ser feito diariamente ou somente em alguns dias da semana.

“Cada clínico cria o seu protocolo de horas, mas sempre com o mesmo intuito, que é o desenvolvimento da qualidade de vida do paciente e sua consequente perda de peso.

Após o período de jejum, os adeptos do método, podem se alimentar de carnes, vegetais, legumes, verduras, frutas, cereais integras e líquidos, como a água, chás e café sem açúcar”.

A indicação de alimentos a serem consumidos depois dos períodos de jejum varia de acordo com o estilo de vida e objetivos do paciente.

“Alguns começam pela reintrodução com carboidratos, outros com a gordura e proteínas.

Mas isto deve ser avaliado junto a um profissional, que ficará encarregado de determinar as quantidades, horários e associações adequadas de nutrientes”.

No entanto, esse tipo de prática não é aconselhável para todo mundo, pois dependendo do caso, pode causar sonolência, irritabilidade, dor de cabeça, boca seca, e dentre outros efeitos colaterais.

Por isso é essencial enfatizar a importância do acompanhamento médico”, adverte.

Por fim, Penchel destaca que além de colaborar na diminuição do peso, queima de gordura e aceleração do metabolismo.

O jejum intermitente também coopera para a prolongação da vida

Jejum intermitente: O que é? Ajuda no emagrecimento?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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