Na receita, ele traz sabor e nutrientes ao prato. O brócolis é responsável por combater radicais livres e também ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, além de contar com baixo teor calórico – 35 calorias a cada 100gr.
Elementos da cadeia
É assim que ele se apresenta como um dos principais alimentos da cadeia de quem busca vida saudável. Aliás, o vegetal pertence à família dos crucíferos, que conta com a couve-flor, o repolho, o agrião e a couve.
Fonte de ferro, potássio, cálcio e magnésio, ele possui vitaminas A, C, E e K. Na introdução alimentar, quando oferecido, ele começa a ganhar o nome de árvore pela meninada. Boa analogia da meninada.
O brócolis possui diversas funções
A versatilidade faz com o que ele possa ser usado de maneiras diferentes nas receitas, bem como em saladas, tortas mais elaboradas ou até como ingrediente principal para o molho do macarrão.
Ideal para uma vida saudável, ele também conta com fitonutrientes, que estão diretamente ligados à diminuição do estresse oxidativo (substância responsável por causar inflamação no organismo).
Brócolis e a diminuição de açúcar
Aliás, ele também é ajuda na diminuição de açúcar no corpo. Isso ocorre devido à presença de sulforafano, que, de acordo com estudos, diminui a produção de glicose e melhora a glicemia.
Como se trata de um alimento rico de fibras é possível portanto observar a baixa do nível de açúcar no sangue de pessoas com diabetes tipo 2.
O que o açúcar e o mal Alzheimer têm em comum?
Prevenção de doenças cardíacas
O coração é outro ponto importante de ação desse vegetal. O brócolis auxilia na prevenção de doenças cardíacas. Isso porque, o magnésio, potássio e antioxidante regulam a pressão arterial.
Com o intestino, a ingestão do vegetal é como uma explosão de fibras. O que age diretamente no intestino e, assim, ajuda na prisão de ventre.
Além disso, é muito indicado às gestantes, já que possui ácido fólico que é importante para prevenir doenças graves no nenê, como anencefalia e espinha bífida.
Esse nutriente, inclusive, é fundamental para a boa saúde da gestante e previne casos de abortos espontâneos e hipertensão. Grandes obras para um vegetal que merece o protagonismo do seu prato.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.