Como envelhecer com saúde

Como envelhecer com saúde

A pandemia da COVID-19 trouxe razões de mudanças e expectativas. Nesse cenário, a necessidade de cuidado com a mente e o corpo se tornou prioridade para muitas pessoas.

Em especial para as pessoas com mais de 50 anos, que entenderam na prática os malefícios de uma vida desregrada.

Em resumo, é como se a circulação do vírus tivesse mostrado para essa parcela da população o quão é importante viver com qualidade. Mas como criar essa rotina na terceira idade?

Rotina de saúde na terceira idade

Segundo especialistas, no Brasil, há uma tendência das pessoas se tornarem “envelhecidas”, antes dos 60. Isso porque, para grande parte do mercado, nessa idade a pessoa já não é considerada produtiva.

Esse cenário pode ser explicado devido à pressão psicológica e social presentes no Brasil. A cultura do país tem uma tendência a inviabilizar tudo que foge do padrão social habituado, ou seja, pessoas velhas, negros e mulheres, por exemplo.

Entretanto, é importante deixar claro que o envelhecimento existem etapas que são fomentadas de acordo com gênero, raça e espaço social. Prova disso, é que mulheres negras envelhecem diferente de mulheres brancas.

Envelhecer é o processo da vida

A verdade é que todos nós queremos viver muito, pois não estamos dispostos a envelhecer. Portanto, ninguém quer ficar doente, chato e improdutivo. Mas esse assunto não é debatido e as pessoas não querem falar sobre o assunto.

Contudo, envelhecer é um processo natural do corpo e é possível que isso ocorra de forma saudável. A musculação, depois dos 50 anos, é uma forma de ajudar em todo esse processo.

Para se ter ideia, a partir dessa idade a perda de massa muscular chega a 40%. Sendo que a força muscular diminui cerca de 1,5%. Além disso, há perda gradativa da visão e audição.

No caso das mulheres, ainda há a questão de insônia, baixa libido e doenças cardíacas. Mas a prática de atividade física age diretamente nesse sentido e contribui para o equilíbrio do corpo. Então, mova-se, tome água, medite e coma bem!

Como envelhecer com saúde

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.