Como parar de procrastinar?

Na maior parte das vezes quem procrastina entra em um ciclo vicioso.

Ciclo

No momento em que acorda, vê as tarefas do dia a fazer, toma café, pega o telefone e da uma olhadinha no whats, olha o insta, atualiza a página para ver se tem novidade.

A amiga chama no telefone, então começa a conversa, passa um tempão, quando termina você diz:

Procrastinar

“agora eu vou começar os afazeres”, aí vem uma fofoca, noticias, vídeo no YouTube legal, “não tomei agua tenho que me hidratar”.

Por fim quando você percebe terminou o dia e já que terminou mesmo vamos deixar tudo para amanhã.

Você se identifica com isso?

Se você tem o costume de procrastinar já se perguntou: “por que eu continuo procrastinando, ainda mais sabendo que isso é ruim para mim?”

Essas questões do porque as pessoas procrastinam são estudadas a décadas e envolvem mecanismos primários por trás desse comportamento.

O que é a procrastinação?

É o ato de adiar desnecessariamente (procrastinar) decisões ou ações, mesmo sabendo que você deveria estar fazendo aquilo.

As pessoas acham que procrastinação é falta de força de vontade, mas na realidade a situação é muito mais complexa.

Tomar decisões

Pois ao ter que tomar decisões, confiamos no nosso autocontrole para nos esforçarmos que vamos cumprir.

Junto com isso tem nossa motivação que é baseada na expectativa de receber recompensas por nossos esforços.

Nesse meio tempo, da decisão ao ato, existem fatores negativos que tem efeito oposto à nossa motivação:

ansiedade, medo do fracasso, que podem nos fazer a adiar uma tarefa desagradável. 

A procrastinação é multifatorial, ou seja, está relacionada a insatisfação, medo de rejeição, estresse, falta de energia e acaba sendo prejudicial para a saúde humana.

Técnicas para acabar com a procrastinação:

Método Pomodoro – indicado para quem tem problema em se concentrar por muito tempo.

1- Defina o que você vai executar e

2- Coloque 25 min no timer do celular

3- Trabalhe sem interrupção e com foco total

4- Tire uma merecida pausa de 5 minutos

Assim, Repita 4 x esse ciclo e no fim – faça uma pausa mais longa de 30 minutos para recomeçar a tarefa.

Caso ela não tenha terminado ou se não passar para a outra.

Método 52/17

Primo do Pomodoro, mas com 52 minutos de foco e 17 minutos de pausa. Indicado para quem consegue manter o foco por mais tempo.

Método Kaban

1- Anote seu objetivo

2- Divida as tarefas em 3 colunas: fazer, fazendo e feito

3- Pronto! Acompanhe suas metas diárias com prazos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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