(DASH) dieta que nasceu nos Estados Unidos a partir de pesquisas. Emagrece e fácil de fazer

(DASH) dieta que nasceu nos Estados Unidos a partir de pesquisas. Emagrece e fácil de fazer

Dietary Approaches to Stop Hypertension (DASH) é uma dieta que nasceu nos Estados Unidos a partir de pesquisas realizadas em universidades

O princípio básico desse tipo de alimentação consiste na ideia de avaliar os
efeitos que ocorrem na pressão arterial. Ficou confuso? Serei mais claro.

Confira mais dietas no nosso site: https://lifestyle.uai.com.br/saude/dietas-funcionais-o-que-sao-confira-receitas-saudaveis-que-ajudam-na-perda-de-peso/

Primeiramente, a proposta inicial dessa dieta consiste em diminuir a pressão arterial em hipertensos.

Redução de calorias

Contudo, no meio dessa caminhada toda, descobriu-se que a proposta era responsável pela redução de calorias e melhorava muito o perfil metabólico de pacientes.

Para começar, a ideia é limitar total o consumo de sódio (leia-se principalmente o sal), bem como a gordura saturada e o colesterol.

Essa lógica tem um motivo direcionado, já que esses elementos são os principais vilões de doenças cardiovasculares.

Por isso, dentro desse contexto, carnes vermelhas, alimentos industrializados, embutidos, doces, bebidas açucaradas e álcool não fazem parte da rotina de alimentação.

Confira mais dietas no nosso site: https://lifestyle.uai.com.br/saude/receitas-de-dietas-funcionais-para-derreter-a-gordura-e-desinchar/

Em contrapartida, legumes, grãos integrais, peixes, aves, leite e derivados com baixo teor de gordura (é lógico) e fonte de gordura monoinsaturada (castanha-de-caju, azeite de oliva, abacate, por exemplo) são aliados e tanto em todo esse processo.

Quais as vantagens dessa dieta?

Há restrições de alguns grupos alimentares, porém incentiva o consumo de
mineiras e vitaminas importante para toda a engrenagem do corpo. Reduz os riscos de osteoporose, já que o consumo de lácteos é elevado.

Apesar dos efeitos bem sugestivos na balança é bom deixar claro que o
objetivo primordial não é associado ao emagrecimento. A prioridade desse tipo de alimentação é, sem dúvidas, a redução de toda a pressão arterial.

Portanto, aqueles que iniciam a dieta com o objetivo de emagrecimento é
importante que haja a diminuição calórica, caso contrário esse objetivo nunca será alcançado.

A retirada do sal é um dos principais objetivos de todo esse processo e o
consumo elevado de frutas tem ligação direta na diminuição da pressão arterial. Muitas pessoas questionam se a DASH é mais eficaz que a Mediterrânea.

Em verdade, pesquisas apontam que as duas são igualmente eficazes e agem diretamente no equilíbrio de uma vida saudável.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.