Diabetes: alimentacao ajuda na prevenção e controle

Hoje existem um número muito grande de pessoas com pré diabetes e diabetes.

Alimentação

Por certo o sedentarismo e alimentação contribuem para isso. 

Nesse sentido, a alimentação para pessoas que tem pré diabetes ou diabetes é um forte aliado para a manutenção da saúde. 

Não é aceitável, assim, que hajam alterações de glicemia.

Para mais nem para menos e o acompanhamento com o médico e um nutricionista é fundamental. 

Níveis de açúcar

Os alimentos ricos em fibra são, então, muito importantes para a composição alimentar já que auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue. 

Bem como ingerir alimentos com baixo índice glicêmico contribui para reduzir a quantidade de açúcar no organismo. 

Diabetes

O consumo de gorduras, todavia, deve ser moderado, contribuindo também para o controle do colesterol e prevenção de doenças cárdio vasculares. 

Dessa forma, alimentos com açúcares, alimentos com farinha branca, frutas como melancia, tâmara e figo, embutidos, alimentos fritos, álcool, mel, leite e derivados devem ser evitados. 

Por outro lado, podem ser consumidos com moderação sucos de fruta natural sem açúcar.

Além disso, azeites (oliva, coco e linhaça), carnes vermelhas, adoçantes, alimentos de farinha integral, alimentos integrais, kiwi, beterraba, melão e uva. 

Entretanto deve-se moderar no consumo de mamão, abacate, laticínios desnatados, mandioca, arroz integral, milho, pipoca, abóbora e ervilha. 

São de ingestão livre as verduras, feijão, lentilha, grão de bico, carnes brancas, batata Yacón, maçã, pera, laranja, mexerica, frutas vermelhas, banana, pêssego, cereais integrais (aveia e cevada), chia e oleaginosas. 

Da mesma forma podem ser consumidos o chocolate amargo, a canela e o chá verde,  de forma por causa dos benefícios à saúde sem alto risco ao diabético. 

Definitivamente, se alimentar de 3 em 3 horas, beber água e fazer atividade física contribui em muito para o controle e a prevenção dessa doença que deve ser acompanhada por médico e controlada com exames. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.