Hábitos saudáveis que previnem doenças crônicas

Hábitos saudáveis que previnem doenças crônicas

Primeiramente doenças que já atingem mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo pode ser evitada com atividade física e reeducação alimentar.

Sobretudo praticar atividades aeróbicas e de resistência e seguir uma alimentação saudável, podem prevenir o aparecimento ou progressão da demência.

Segundo o guia lançado no começo de maio pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Definida como uma deficiência cognitiva persistente e progressiva, a OMS calcula que mais de 50 milhões de pessoas em todo o mundo tenham a doença.

De acordo com a Organização, a estimativa para 2050 é que cerca de 152 milhões de pessoas sejam afetadas com o problema.

Insanidade Mental

Entretanto apesar de ser popularmente associada à insanidade mental, a demência possui outro significado na medicina.

Ela é usada para definir quadros de perda da função cerebral, e podem ser caracterizadas pela perda da qualidade de vida, problemas cognitivos, de raciocínio, linguagem, memória e comportamento.

Embora existam vários tipos de demências, elas podem ser divididas em dois grupos: as reversíveis e as irreversíveis.

Já as demências irreversíveis, como por exemplo, o Alzheimer, não podem ser interrompidas e seus sintomas não podem ser barrados.

Já as demências irreversíveis, como por exemplo, o Alzheimer, não podem ser interrompidas e seus sintomas não podem ser barrados.

Da mesma forma as demências irreversíveis, como por exemplo, o Alzheimer, não podem ser interrompidas e seus sintomas não podem ser barrados. Segundo a medica Marayra França.

Idade Fator de risco

A idade ainda é o fator de risco que prevalece. Após os 65 anos de idade, os riscos de apresentar demência aumentam consideravelmente. Além deste fator, o histórico familiar, Síndrome de Down, alcoolismo, colesterol elevado, pressão alta, depressão, diabetes, obesidade e tabagismo também estão na lista de fatores que podem levar à doença.

Além destas orientações, a médica aconselha que a saúde emocional também seja assistida com atenção. “Reduzir o estresse e viver em um ambiente harmônico contribuem para evitar o aparecimento da doença”, diz.

Tipos de Demência

Alzheimer:

Um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, porém comprometimento progressivo das atividades de vida diária e ainda por uma variedade de sintomas neuro-psiquiátricos e de alterações comportamentais.

Demência de Corpos de Lewy:

Perda progressiva da função mental caracterizada pelo desenvolvimento de corpos de Lewy nas células nervosas.

Demência vascular:

degeneração cognitiva, aguda ou crônica, decorrente de infarto cerebral difuso ou focal, além disso relacionada com mais frequência à doença cerebrovascular.

Demência frontotemporal:

O termo (DFT) refere-se a doenças hereditárias esporádicas que afetam os lobos frontal e temporal.

Demência alcoólica:

Uma forma da doença provocada pelo consumo excessivo de álcool. Afeta a memória, aprendizagem e outras funções mentais.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.