Massagem terapêutica benefícios

Massagem terapêutica benefícios. Conjunto de manobras que, a partir do toque, desempenham a função de estimular no organismo humano, que influenciam os estados emocionais e a cognição do paciente.

Terapia:

Esta é uma terapia antiga e atende o ser em sua integralidade, compreendendo-o dinâmico e complexo.

Entretanto, o principal objetivo da massagem terapêutica, portanto é destacar os efeitos da estimulação tátil sobre a autopercepção e suas influências nos aspectos emocionais.

A metodologia utilizada está embasada na pesquisa bibliográfica, uma vez que possibilita a ampliação do olhar sobre qualquer assunto que se deseje estudar (GIL, 2006).

Igualmente, a massagem terapêutica é abordada como técnica que estimula a pessoa de maneira integral sobre os sistemas neuropsicoendócrinos.

Portanto, a massagem oportuniza uma forma não verbal de comunicação, gerando confiança e autopercepção no cliente. Palavras-chave: Massagem, Toque. Presença, energia e pele.

A pele exerce fundamental importância nas relações dos seres humanos. Ela é responsável pelo sentido do tato e dá capacidade aos animais, em especial ao ser humano, de se pôr em relação íntima com o meio externo.

Sendo assim, gerando experiências únicas e intensas que se desdobram de forma integral pelo sistema humano.

Questão biológica:

Compreendendo o ser humano para além da questão biológica este constitui-se como um ser reflexivo e sensível aos fatores externos, capaz de se mover e inspirar pelo que percebe e experiência a medida que se desenvolve.

A experiência do toque, impulsiona seu reconhecimento a partir da massagem e seu desenvolvimento pela história da humanidade.

Diversas técnicas se formaram ao longo do tempo e todas induzem a atenção do ser humano para consigo próprio, o que é chamado pelos orientais de consciência.

Mas, volta-se ao próprio indivíduo no momento em que ele está recebendo a massagem proporciona tranquilidade, diminui a ansiedade e estimula consciência corporal e emocional.

O tato guarda sua essência na atenção que o indivíduo volta para a experiência de ser tocado e a forma como ele se relaciona com essa sensação.

Desse modo, o toque proporciona sensações que podem ser tanto agradáveis ou não e a repercussão disso se dá de modo integrativo pelos sistemas orgânicos.

Essa relação entre pele, tato, e sistema fisiológico pode ser explicada pela origem dos tecidos.

Ambos os sistemas, epitelial e nervoso, formam-se de diferenciações celulares do ectoderme.

A massagem é uma experiência sensível, que consiste na arte do toque e na forma como essa habilidade explora o corpo humano.

É uma forma complexa e envolvente e agradável, de se estimular o indivíduo de forma integral.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.