Oleaginosas ajudam na dieta? Conheça os benefícios para a sua saúde

Oleaginosas ajudam na dieta? Conheça os benefícios para a sua saúde

Sabe as famosas sementes oleaginosas? Como avelãs, nozes, castanhas, amêndoas e pistache, algumas pessoas há consideram calóricas, mas na verdade, ela auxilia no emagrecimento e ainda faz bem a saúde.

Entretanto, essa sementes são ótimas fontes de selênio, magnésio, cobre e zinco, possui várias vitaminas como B6 e E ou alfa-tocoferol, ácido fólico, niacina entre outras.

Além, de serem oxidantes auxiliam na prevenção de diversas doenças crônicas.

Proteção de gorduras:

Segundo estudo as oleaginosas têm maior capacidade de combater os radicais livres que os peixes, além disso o antioxidantes que estão presentes amêndoas e na nozes ajudam a proteger as gorduras que são consideradas boas de sua células de serem quebradas pelo processo de oxidação.

Separamos para você uma listinha de sementes no qual explicamos cada uma delas:

Avelã:

Primeiramente, a avelã possui grande concentração de gordura monoinsaturada, o que ajuda a afastar doenças cardíacas.

Também é uma excelente fonte de cálcio, eficiente na prevenção da osteoporose, indicamos consumir diariamente em até 10 unidades.

Castanha de Caju:

Já a castanha de caju possui fonte de zinco, proteínas, vitamina E e gorduras insaturadas.

Assim, potencializa a produção de glóbulos brancos, reduz o colesterol ruim (LDL) e mantém os níveis do colesterol bom (HDL), indicamos consumir diariamente 3 unidades.

Amêndoas:

Amêndoas têm alta concentração de potássio, fibras, cálcio, vitamina E e gordura monoinsaturada.

Da mesma forma é uma potente fonte de proteína. Possui poucas calorias se comparada a outras oleaginosas, indicamos consumir diariamente 10 a 12 unidades.

Castanha do Pará:

É rica em ômega 3, magnésio e selênio, poderosos antioxidantes. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, previne diabetes, Mal de Alzheimer, doenças cardíacas e melhora a função cardiovascular.

Consumo diário: de 2 a 3 unidades.

E ai curtindo as dicas? Já sabia desses benefícios do oleaginosas? Quer saber mais? Não perca nenhuma de nossas matérias e aproveite e compartilhe com um apaixonado por saúde.

Oleaginosas ajudam na dieta? Conheça os benefícios para a sua saúde


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.