Plantas medicinais | 8 benefícios da embaúba

Embaúba. De nome e formato estranho, essa planta que parece ornamental ou exótica, e é medicinal.

E está cada vez mais ocupando espaço na rotina das pessoas. Aliás, ela surpreende pelos benefícios para a saúde. 

Fonte de alimento e saúde

Essa árvore, que é conhecida por diversos nomes e é encontrada de Norte a Sul do Brasil, é uma grande fonte de alimento e saúde da fauna e para o homem.  

Alimento de pássaros a peixes, de preguiças a morcegos. O homem consome sua folha para diversos fins e o fruto. Contudo, mulheres grávidas não devem consumir. 

Aliás, o fruto tem um aspecto bastante estranho, mas seu consumo garante sensação de saciedade e bom funcionamento do intestino já que possui muita fibra. 

Medicina indígena

Se a medicina indígena e popular a cada dia mais vem mostrando que plantas tem diversas aplicações medicinais.

A embaúba galga espaços importantes, inclusive com estudos para uso como antidepressivos, inacreditavelmente. 

De acordo com os estudos feitos até hoje, constatou-se que essa planta, além de ser diurética e vasodilatadora é também anti-inflamatória, anti-hemorrágica, analgésica, cicatrizante, anti-séptica e mantém a pressão arterial mais baixa. 

Ou seja, por possuir taninos, flavonóides, antraquirona (anidrito ftáltico condensado com benzeno) e glicosídeos cardiotônicos que como o nome diz atuam diretamente no coração, traz 8 benefícios em seu consumo: 

8 benefícios

  1. Essa planta medicinal, por causa de suas propriedades é excelente no combate à hipertensão, reduzindo a pressão arterial.
  2. Da mesma forma, por conter os glicosídeos cardiotônicos auxilia no controle da taquicardia e auxilia a manter saudável o músculo do coração.
  3. Em terceiro lugar, auxilia no tratamento do resfriado e como resultado elimina tosse.
  4. Por ser vaso dilatadora e também auxiliar no combate do resfriado é igualmente indicada para reduzir os sintomas da asma
  5. Usada para combater infecções diversas, por exemplo a tuberculose.
  6. Por causa de seu poder cicatrizante, analgésico, anti-séptico e anti-inflamatório, é muito usada para tratar de feridas externas (na pele).
  7. Não apenas, essa planta também é usada para prevenir doenças do sistema nervoso, doenças do coração, diabetes e também alterações nos rins.
  8. Por fim, auxilia nos casos de desarranjo intestinal

Consumo

Usada em chás das folhas secas ou mesmo com pomadas manipuladas por farmácias.

Claro que ainda hoje as populações indígenas e ribeirinhas também usam as folhas como emplasto, mas nas cidades essa prática não é comum. 

Além disso, as folhas transformadas em pó ou em pedaços (mais difícil de se encontrar) também são misturadas a sucos ou mesmo iogurtes, por ter sabor parecido com o da banana. 

Plantas medicinais | 8 benefícios da embaúba

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.