Embaúba. De nome e formato estranho, essa planta que parece ornamental ou exótica, e é medicinal.
E está cada vez mais ocupando espaço na rotina das pessoas. Aliás, ela surpreende pelos benefícios para a saúde.
Fonte de alimento e saúde
Essa árvore, que é conhecida por diversos nomes e é encontrada de Norte a Sul do Brasil, é uma grande fonte de alimento e saúde da fauna e para o homem.
Alimento de pássaros a peixes, de preguiças a morcegos. O homem consome sua folha para diversos fins e o fruto. Contudo, mulheres grávidas não devem consumir.
Aliás, o fruto tem um aspecto bastante estranho, mas seu consumo garante sensação de saciedade e bom funcionamento do intestino já que possui muita fibra.
Medicina indígena
Se a medicina indígena e popular a cada dia mais vem mostrando que plantas tem diversas aplicações medicinais.
A embaúba galga espaços importantes, inclusive com estudos para uso como antidepressivos, inacreditavelmente.
De acordo com os estudos feitos até hoje, constatou-se que essa planta, além de ser diurética e vasodilatadora é também anti-inflamatória, anti-hemorrágica, analgésica, cicatrizante, anti-séptica e mantém a pressão arterial mais baixa.
Ou seja, por possuir taninos, flavonóides, antraquirona (anidrito ftáltico condensado com benzeno) e glicosídeos cardiotônicos que como o nome diz atuam diretamente no coração, traz 8 benefícios em seu consumo:
8 benefícios
- Essa planta medicinal, por causa de suas propriedades é excelente no combate à hipertensão, reduzindo a pressão arterial.
- Da mesma forma, por conter os glicosídeos cardiotônicos auxilia no controle da taquicardia e auxilia a manter saudável o músculo do coração.
- Em terceiro lugar, auxilia no tratamento do resfriado e como resultado elimina tosse.
- Por ser vaso dilatadora e também auxiliar no combate do resfriado é igualmente indicada para reduzir os sintomas da asma
- Usada para combater infecções diversas, por exemplo a tuberculose.
- Por causa de seu poder cicatrizante, analgésico, anti-séptico e anti-inflamatório, é muito usada para tratar de feridas externas (na pele).
- Não apenas, essa planta também é usada para prevenir doenças do sistema nervoso, doenças do coração, diabetes e também alterações nos rins.
- Por fim, auxilia nos casos de desarranjo intestinal
Consumo
Usada em chás das folhas secas ou mesmo com pomadas manipuladas por farmácias.
Claro que ainda hoje as populações indígenas e ribeirinhas também usam as folhas como emplasto, mas nas cidades essa prática não é comum.
Além disso, as folhas transformadas em pó ou em pedaços (mais difícil de se encontrar) também são misturadas a sucos ou mesmo iogurtes, por ter sabor parecido com o da banana.
Plantas medicinais | 8 benefícios da embaúba
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.