Salada de quinoa rápida e prática

Salada de quinoa. Antes de mais nada, você é daquelas pessoas que ama salada?

Com o verão vindo aí, elas são uma ótima opção para uma alimentação mais refrescante, leve e saudável.

Extremamente nutritiva

A quinoa é um alimento da antiguidade, pelo menos é o que demonstra seu cultivo há mais de 3 mil séculos, na América do Sul.

Principalmente na região andina, onde encontramos Peru, Bolívia, Equador e Colômbia. 

Da mesma forma, temos um dos alimentos mais ricos quando falamos em nutrientes, vitaminas e minerais.

A quinoa é rica em fibras, magnésio, cálcio, tem ferro e vários outros antioxidantes.

Não tem glúten

É importante ressaltar que a quinoa não tem glúten em sua composição, auxiliando os celíacos para poder agregar o alimento em sua dieta. 

Em outras palavras, você pode usar a quinoa para substituir alimentos como a farinha de milho, arroz e de batata.

Ingredientes

Uma xícara de quinoa em grãos

  • 1 tomate em cubos
  • 1 pepino em cubos
  • 1/2 xícara de azeitonas fatiadas
  • 1 pimenta dedo de moça sem sementes em cubinhos
  • sal,limão,cebolinha e azeite a gosto
  • folhas de alface

Modo de preparo

  • Primeiramente, pegue uma panela e coloque a quinoa para cozinhar com 2 xícaras de água fervente. Posteriormente, deixe por aproximadamente 10 minutos;
  • Logo depois, é o momento de escorrer a quinoa em uma peneira e deixá-la esfriando. Reserve; 
  • Pegue uma vasilha ou bowl e despeje a quinoa, o tomate, pepino e azeitonas já picadas, tempere com sal e pimenta à gosto, um pouco de azeite e, por fim, coloque a cebolinha e o limão;
  • Em conclusão, misture todos os ingredientes no recipiente com folhas de alface (aqui preferimos cortadinha) e coloque na geladeira até uma hora antes de servir, para ficar geladinha. 

Salada de quinoa rápida e prática

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.