Xilitol: o açúcar do bem

Xilitol: o açúcar do bem. O Xilitol é um adoçante natural, encontrado na fibra de algumas frutas e vegetais, como a ameixa e o milho.

Por ser um pó branco cristalino, ele se parece visualmente com o açúcar, além do seu sabor ser também ser muito parecido. No entanto, ele possui 40% menos calorias, o que o torna tão atraente para os adeptos a dietas, inclusive as low carb.

O xilitol Possui um índice glicêmico muito baixo e não causa picos de açúcar no sangue ou de insulina, podendo ser utilizado até mesmo por diabéticos. Como ele não possui glicose, as bactérias orais que se alimentam da glicose proveniente da comida, acabam morrendo.

Contudo, ao substituir o açúcar pelo Xilitol, ocorre a redução de alimento disponível para as bactérias nocivas, diminuindo consideravelmente a incidência de cáries e outras doenças dentárias.

Além disso, ele aumenta a absorção de cálcio no sistema digestivo, o que é bom para os dentes e ajuda na prevenção à osteoporose, aumenta a produção e reduz a acidez da saliva, o que ajuda a combater a degradação causada pelo ácido ao esmalte do dente.

O xilitol também traz outros benefícios dentários:

O xilitol aumenta a absorção de cálcio no sistema digestivo (o que é bom para os dentes e também pode proteger contra a osteoporose);p rodução de saliva (que contém cálcio e fosfato, que são absorvidos
pelos dentes, ajudando na remineralização);

Assim, reduz a acidez da saliva (o que ajuda a combater a degradação causada pelo ácido ao esmalte do dente).

Benefícios para diabéticos:

Devido à alta quantidade de frutose, isso também pode levar a resistência à insulina e a diversos tipos de problemas metabólicos, quando consumido em excesso.

Entretanto, acontece porque o açúcar de mesa é parte glicose (que eleva a secreção de insulina) e parte frutose (que causa resistência à insulina) – o que forma, dessa maneira, uma combinação bem perigosa para a sua saúde.

Nesse contexto, o xilitol contém zero de frutose e tem efeitos insignificantes na glicose sanguínea e na insulina.

Portanto, nenhum dos efeitos nocivos do açúcar se aplicam ao xilitol.
Se você quiser adoçar algo, o xilitol é uma excelente escolha. Sendo que outras boas escolhas para a as dietas low-carb são o eritritol e o stevia.

Considerando que a maior polêmica sobre os adoçantes é saber se eles irão fazer mal a você, o xilitol acaba tendo um efeito oposto a eles – com diversos estudos mostrando que o xilitol pode trazer benefícios reais para a saúde.

Xilitol: o açúcar do bem

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

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