Benefícios de atividades físicas no inverno
Primeiramente com o início do inverno, praticar atividade física nem sempre é fácil.
Além disso algumas pessoas deixam de malhar por falta de disposição para sair de casa, em função das baixas temperaturas.
Assim como podem ter desenvolvido algum resfriado, o que é comum nessa época do ano, com medo de piorá-lo.
Entretanto o recomendado é não parar de exercitar com o aparecimento de qualquer sintoma, mas ajustar o treino para que continue com os benefícios e não piore o estado de saúde.
Educador Físico
Segundo Diogo Fiorini, educador físico da Cia Athletica de Belo Horizonte, explica que quando há sintomas de gripe ou resfriado, o exercício pode ser realizado mas, é preciso atenção com a intensidade.
“A forma como vamos realizar a atividade deve levar em consideração os sintomas. De forma geral, o indicado é deixar o treino mais leve e encurtar a duração das aulas”, ressalta.
Ao mesmo tempo nos casos em que o praticante está com coriza, congestão nasal e dor de garganta leve, não existe nenhum problema em fazer alguma atividade física.
“Já quando a pessoa apresenta tosse intensa, congestão torácica, febre ou dores no corpo, a prática esportiva deve ser interrompida”. diz
Benefícios de malhar no inverno
A princípio no inverno, a prática de atividades físicas pode gerar um aumento da queima calórica de 30% a mais do que outras épocas do ano.
Aliás, isso acontece porque o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, aumentando a queima de gordura.
Atividades aeróbicas
Para quem gosta de atividades aeróbicas como o spinning, lutas, corrida ou exercícios que fazem transpirar mais, como os treinos funcionais, baixas temperaturas são aliadas para melhorar a performance e consequentemente os resultados.
“Além disso, se exercitar regularmente fortalece o sistema imunológico e diminui o risco de doenças são comuns nesse período”, lembra o educador físico.
Se os sintomas persistirem procure imediatamente atendimento médico.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.