Jardinagem e autocuidado.
A cada dia as pessoas têm descoberto a importância do autocuidado e buscam, assim, as possibilidades de encontrar equilíbrio, saúde e autoconhecimento.
Dentre tantas possibilidades, contudo, cuidar de plantas tem sido a escolha de homens e mulheres.
Entre todas as idades, não só pelos benefícios diretos como os indiretos.
Certamente, a jardinagem permite o contato com a terra e a água, dois elementos que promovem serenidade e auxiliam a desacelerar a vida corrida.
Autocuidado e autoconhecimento
Acompanhar a evolução das plantas permite, assim, que se pense no tempo de cada coisa.
Igualmente, mostra a importância de se respeitar o próprio tempo e das outras pessoas e auxilia na busca do autoconhecimento.
Cultivo
Por outro lado, o cultivo de temperos, ervas para chás e até mesmo algumas verduras como alface e rúcula, também fazem muito bem.
Garantem, assim, a qualidade do que se consome e a oportunidade de descansar a sua mente.
Efeitos da meditação
Ao ver as plantas cultivadas, as cores vibrantes de flores e os diversos tons de verde, definitivamente, a pessoa se sente com menos estresse, mais descansada e feliz.
As Universidades da Virgínia (Estados Unidos), Westminster (Londres) e Sheffield (Londres), em suas pesquisas acadêmicas, da mesma forma, mostram que jardinagem traz tranquilidade e equilíbrio.
Também melhoram a qualidade do ar local e geram sensação de conforto e bem estar.
Segundo os estudos as estratégias de cultivo equivalem a oito sessões de meditação, claro em alguns casos. Então bora começar !!
Jardinagem e autocuidado: efeitos da meditação
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.