Dicas de roupas para prática de exercícios físicos

  • Redação
  • por em 25 de fevereiro de 2021

Dicas de roupas para prática de exercícios físicos

A roupa é uma ótima aliada na prática esportiva. Além de facilitar os movimentos e deixar o esportista confortável, ela também possui inúmeras possibilidades para proteção e aumento da performance durante os exercícios.

A indústria de tecidos inteligentes possui tecnologias fundamentais como proteção solar, isolamento térmico e secagem rápida. Assim como soluções que atuam diretamente nas necessidades de quem pratica atividade física, como a proteção antimicrobiana que evita o crescimento de fungos e bactérias que causam mau odor nas roupas de treino.

“Nosso desafio está voltado a solucionar questões importantes para quem pratica atividade física partindo da anatomia do movimento para potencializar a performance com extremo conforto. Muitas vezes a tecnologia embutida não é tangível aos olhos, mas após a prática com tecidos inteligentes a percepção de valor é inquestionável”, explica Eduardo Habitzreuter, engenheiro têxtil da Diklatex – empresa que cria soluções têxteis tecnológicas, de Joinville (SC).

Cada modalidade possui suas características e necessidades, por isso, é importante ficar atento na hora de escolher a peça de roupa e o tecido que vai utilizar.

Confira as dicas a seguir:

Corrida

Um dos maiores vilões do corredores é o suor excessivo, que acaba causando desconforto por encharcar camisetas, shorts e até meias durante a atividade. Optar por camisetas de poliamida e de baixo volume aumenta a sensação de toque mais gelado e bem-estar durante a corrida. Investir em roupas  com tecnologia refletiva, em que o tecido reflete a luz artificial, como faróis, garante mais segurança na corrida noturna.

Trilha e caminhada

As trilhas e caminhadas são atividades praticadas ao ar livre e que pedem roupas confortáveis, leves e com diversas funcionalidades. Entre elas, a proteção solar fator 50+ que bloqueia a ação dos raios solares UVA e UVB nocivos à saúde, e o repelente a insetos que protege sem irritar a pele, pois a tecnologia está aplicada no tecido e tem a função de evitar a picada de insetos que transmitem doenças como malária e dengue, tornando a prática da atividade mais segura e confortável.

Hoje há no mercado tecidos que possuem soluções que aliam a secagem rápida da roupa com a tecnologia hidro–repelente, protegendo a peça contra respingos, chuva leve e manchas.

Ciclismo

Quem pratica ciclismo busca conforto e liberdade nos movimentos. A escolha por peças com elastano garante maior flexibilidade durante o pedal. Roupas com tecidos de compressão média a alta melhoram a circulação sanguínea contribuindo para uma redução da fadiga e recuperação muscular. Proteção solar e antimicrobiana são indispensáveis para os ciclistas. A segurança também deve ser levada em conta na hora da escolha da roupa. Tecidos com padronagens refletivas acendem quando iluminados por faróis, dando maior segurança nas pedaladas noturnas e no fim de tarde.

Academia

Tops, shorts, calças e camisetas precisam ser confortáveis, oferecer respirabilidade e permitir os movimentos sem ficar transparente ou causar algum tipo de desconforto. Alguns treinos pedem peças com compressão adequada e sustentação. Camisetas com secagem rápida são ótimas opções. Para quem já treina pesado, tecidos com maior elasticidade que facilitam a mobilidade e conforto durante os exercícios são os mais indicados.

Yoga e Pilates

Os exercícios e técnicas dessas atividades pedem roupas leves e confortáveis. Tecidos que facilitem a flexibilidade e elasticidade são indispensáveis para uma experiência positiva. Algumas tecnologias têxteis vem atendendo também esse mercado, atuando na melhora da circulação sanguínea e auxiliando na redução da celulite. Tecidos biodegradáveis além de sustentáveis são em poliamida, o que proporciona muito conforto, maciez e toque mais refrescante na pele.

Dicas de roupas para prática de exercícios físicos

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.