Bife bourguignon: Confira nossa receita deliciosa e fácil de fazer

Bife bourguignon: Confira nossa receita deliciosa e fácil de fazer

Primeiramente “boeuf bourguignon”, em francês, ou “carne de vaca da Bourgogne”) é um prato típico da culinária da França.

Que sobretudo consiste em carne de vaca guisada em vinho tinto, com alguns vegetais e condimentos.

Bem como o nome indica, é uma preparação emblemática duma região da França, a Borgonha.

Confira algumas receitas do Yoo Mag com carne: https://lifestyle.uai.com.br/lifestyle/gastronomia/fim-de-semana-confira-nossas-receitas-para-o-frio-deliciosas/

Pátria de vinhos célebres em todo o mundo, e também da raça charolesa de gado bovino, que são as indicadas para esta iguaria;

Segundo uma receita francesa, este prato é servido com massa alimentícia (macaroni ou tagliatelle).

Portanto com uma guarnição, também regional, de cogumelos, torresmos de bacon e cebolas-miniatura.

Bife bourguignon

A princípio a carne, cortada em cubos grandes, é colocada numa marinada com cebola em pedaços, cenoura em rodelas, aipo, alho-poró, alho, alecrim, tomilho, louro, anis-estrelado e o vinho.

Logo após no dia seguinte, tira-se a carne da marinada e escorre-se.

Numa panela, aquece-se o bacon até libertar a gordura; retiram-se os torresmos e reservam-se.

Saiba mais de pratos da culinária francesa: https://lifestyle.uai.com.br/lifestyle/gastronomia/steak-tartare-confira-nossa-receita/

Ao mesmo tempo junta-se o alho e cebola da marinada e refogam-se e, a seguir, a carne que deve ficar dourada; juntam-se os cogumelos e deixam-se suar alguns minutos;

acrescenta-se o caldo da marinada e os cogumelos; se necessário, acrescentar caldo de carne e sal, e deixar cozinhar em fogo brando até a carne ficar macia (cerca de duas horas).

Entretanto, numa caçarola pequena aquece-se óleo e manteiga e colocam-se cebolas-pérola para refogar e acrescenta-se água e açúcar para as caramelizar.

Na altura de servir, juntam-se ao guisado os torresmos de bacon e as cebolinhas caramelizadas.

Além disso na outra receita, a carne é polvilhada com farinha (para engrossar o molho) na altura em que se põe a saltear e acrescenta-se extrato de tomate juntamente com o caldo.

O prato é servido com batata cozida e fatias de pão torrado com alho e azeite.

INGREDIENTES

  • 1 kg de mignon cortado em cubos 5 colheres de sopa de óleo de girassol
  • 15 a 20 mini cebolas descascadas ou 2 cebolas picadas grosseiramente 30 g de farinha de trigo 1 cenoura picada em rodelas
  • 2 dentes de alho picados 400ml de vinho tinto de boa qualidade 400 ml de água quente 2 cubos de caldo de carne 1 colher de chá de açúcar pimenta – do – reino
  • 2 folhas de louro ervas-finas ou ervas de provence a gosto

PREPARO:

Primeiramente coloque o óleo na panela, deixe aquecer e coloque a carne para dourar Com a carne dourada, acrescente a cenoura, o alho, a cebola Cozinhe por uns 4 minutos.

Em seguida coloque a farinha de trigo, mexendo bem para não empelotar, a seguir ponha na panela os cubos de caldo de carne dissolvidos em água quente Mexa bem até o caldo engrossar.

Logo após crescente o vinho, o açúcar e os outros temperos. Mexa até ferver Deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semi tampada, por aproximadamente 1h e meia mexendo de vez em quando, até que o caldo fique bem encorpado.

Pode ser servido com arroz branco e batata souté

Dica

Para agilizar o prato você pode fazer a receita na panela de pressão em fogo médio por 20, 25 minutos contados a partir do momento que a panela pegar pressão.

Fica bom da mesma maneira, só que mais rapidinho.

Ao utilizar vinho de boa qualidade, geralmente custam mais que R$ 20,00 (um Pinot Noir, Bourgogne, ou Cabernet Sauvignon) , você evitará de perder os ingredientes deixando o prato com sabor amargo.

Bife bourguignon: Confira nossa receita deliciosa e fácil de fazer

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.