Receitas de caldos funcionais para o frio

  • por em 7 de julho de 2021

Receitas de caldos funcionais para o frio

“Eu quero que você me aqueça nesse inverno…” Primeiramente a letra do rei Roberto Carlos nunca fez tanto sentido, como nos últimos. Exageros à parte, o inverno mostrou a que veio.

Por isso, encontrar a forma de esquentar o peito é a solução para os friorentos de plantão. Aliás, mesmo aqueles que gostam dos dias gelados têm buscado fórmulas para espantar o frio.

Desse modo, pensamos em oferecer sugestões de caldos funcionais. Isso significa, opção de receitas quentinhas, saborosas e light para manter a forma, além, é claro, de espantar o frio.

Caldo verde

Ingredientes

300 g de patinho
01 colher (sopa) de azeite
Uma cebola média picada
1 folha de louro
5 dentes de alho
500 g de batatas doce descascadas e cortadas em cubos
1 colher (chá) de orégano
meio maço de couve-manteiga cortada bem fininho
3 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada
Pimenta-do-reino
Sal

Modo de preparo

Antes de mais nada, aqueça a panela com o azeite, refogue a cebola até que ela fique embranquecida. Em seguida, acrescente o alho e deixe até dourar. Em seguida, refogue a carne, acrescente o louro, a pimenta-do-reino e sal.

De antemão, cubra com água e deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Em outra panela, cozinhe a batata doce sem cascas por, aproximadamente, 30 minutos. Então, esprema a batata doce e reserve.

Certifique se a carne cozinhou bem e junte o purê de batata doce à carne. Logo após, Acerte o sal e misture bem por cinco minutos. Coloquei cheiro verde.

Enfim, essa receita é ideal para os dias de frio e como é feita com carboidrato simples (a batata doce) pode ser consumida sem tanta culpa.

Canja de galinha

Ingredientes

Meia colher (sopa) de azeite
3 dentes de alho amassados
1 cebola picada
meia xícara (chá) de alho-poró
300 g de peito de frango
2 tomates sem pele e sem sementes picados
2 cenouras raladas
01 abobrinha ralada
1 batata picada
1 xícara (chá) de quinoa mista
2 colheres (sopa) de salsa picada

Modo de preparo

Na panela de pressão, coloque um fio de azeite e quando aquecer, acrescente a cebola. Agora, acrescente a água e, assim que levantar pressão, coloque ½ aguarde 15 minutos.

Retire toda a água e reserve o caldo. Dessa forma, tampe a panela e balance bem. Pronto, o seu frango desfiado está pronto. Retire e reserve.

Na panela, coloque o azeite, o alho e o tomate. Refogue. Acrescente o frango, a abobrinha, a batata, a cenoura, o alho-poró e refogue. Coloque o caldo do frango e leve à pressão por 10 minutos.

Sirva bem quente e com cheiro verde.

Receitas de caldos funcionais para o frio

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Comentários estão fechados.