Sopa de Funghi: Confira nossa receita. @porlucasmachado

Receita de Sopa de Funghi

  • Avatar photo
  • por em 23 de maio de 2023

Sopa de Funghi: Confira nossa receita

Primeiramente para menu degustativo em pesquisas culinárias existem centenas de possibilidades diferentes.

Além de se fazer uma boa sopa, porque também não aguento a mesmice das sopas por aí…

Mas as boas receitas me atraem porque sopa é bom caminho para fazer a criançada (e os adultos) experimentarem legumes que normalmente não comem – como cará e inhame, por exemplo.

Então esta receita é adaptada de um clássico italiano a sopa de zuppa di funghi e patate. Leva uns 50 minutinhos para ficar pronta.

O preparo é muito simples e a oportunidade é boa para comer uma sopa saborosa.

Deixe o caldinho de feijão, de batata, a sopa de macarrão para outro dia…

Em princípio os cogumelos têm baixa caloria, são ótima fonte de proteína vegetal e ricos em potássio, entre outro nutrientes.

A receita original leva champignon fresco e porcini seco, que é bem típico da culinária italiana.

Porém o preço do porcini é, sim, um pouquinho salgado, mas vale pesquisar nas lojas de importados (ou pela internet) porque bastam algumas gramas para transformar qualquer receita.

Shitake desidratado

Por isso Quem não está a fim de gastar com porcini seco pode ficar tranquilo – substitua por shitake desidratado, que nada mais é do que o que chamamos de “funghi seco”, e que pode ser comprado com maior facilidade também.

Todavia nesta receita não dá para substituir o cogumelo paris fresco por aqueles de conserva de jeito nenhum!

Ingredientes :

  • 200 g de cogumelo paris/champignon 6 g de cogumelo porcini seco ou shitake desidratado
  • 1/2 cebola confit 200 g de batata picadas em cubos 2 colheres (sopa) de azeite de oliva salsa a gosto
  • 1 colher (sopa) de alho-poró desidratado ou 1 talo de alho-poró fresco fatiado
  • 200 gr de bacon 1 colher (sopa) de farinha de trigo 2 colheres (sopa) de missô 3 xícaras (chá) de água

Preparo:

Primeiramente Aqueça a água até amornar e hidrate o porcini seco e alho-poró fresco por cerca de 10 10 minutos. Retire os cogumelos, mas reserva a água (que será aproveitada no cozimento).

Logo após Corte o porcini em tiras, fatie também os cogumelos frescos e corte a batata em cubos. Leve uma frigideira ao fogo alto com a manteiga e o azeite e doure as batatas.

Em seguida pegue outra frigideira aqueça e doure as camadas de cebola por 4 minutos Passe-as para uma assadeira e junte o tomilho, o caldo de legumes. Asse em forno preaquecido, a 180C, por 10 minutos.

Acrescente o vinho branco, mexendo com cuidado, e asse por mais 10 minutos. Reserve Junte os cogumelos o alho-poró e a água onde o porcini foi hidratado, cozinhando por 30 minutos.

Primordialmente mexa de vez em quando e acrescente água quente durante o cozimento, se necessário, mas não exagere porque é pra ser uma sopa mesmo, mais encorpada, não cheia de caldo ralo.

Leve o bacon em uma frigideira pré aquecida e espere dourar. Torre a farinha de trigo na manteiga e acrescente água fria até chegar na textura homogênea.

Desligue e acrescente o missô – se preferir, dissolva o missô separadamente com um pouco do caldo e só depois coloque na sopa.

Após finalizar seu prato, coloque as batatas douradas e os bacon . O missô é bem salgado e costuma ser suficiente, mas vale provar e acrescentar uma pitadinha de sal marinho se for preciso.

Chefe Thiago Chiericatti

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments