Tilápia com crosta de castanha e gergelim

Tilápia com crosta de castanha e gergelim

A moqueca de tilápia é uma iguaria sofisticada e saudável. Inclusive, o prato combina com um bom vinho ou suco natural.

Primeiramente, qual complemento você mais gosta para acompanhar o seu filé de peixe? As respostas podem ser completamente variadas. Portanto, há um verdadeiro leque de opções para quem gosta de diversificar.

Com isso, a sugestão de receita de agora é uma deliciosa tilápia com crosta de castanha com gergelim. Aliás, a dica de hoje tem a intenção de indicar um prato bem saboroso e leve.

 +Filé de tilápia no forno crocante

+Como preparar filé de tilápia ao molho branco

Ingredientes

  • 4 a 6 filés de tilápia;
  • 80 gramas de castanha-do-pará;
  • 1 colher (sopa) salsinha picada;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de rosca;
  • 1 limão siciliano (para utilizar suas raspas);
  • 2 colheres de azeite;
  • 1 clara de ovo;
  • Gergelim (preto e branco) a gosto;
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto;

Modo de preparo

A princípio, tempere os filés de tilápia com sal e pimenta. Em seguida, coloque as castanhas em um processador. Logo depois, deixe-as até que elas virem uma farinha, ou seja, que fiquem bem trituradas. 

O próximo passo é reunir tanto as castanhas, como as raspas de limão, a farinha de rosca, a salsinha, o sal e o azeite em uma tigela. Com isso, é preciso misturar até que fique homogênea.

Depois disso, passe a clara de ovo em um lado do filé. Ao mesmo tempo, coloque a parte untada (com clara de ovo) em contato com a farofa de castanha e o gergelim. É importante ressaltar que apenas um dos lados deve ficar coberto. De preferência, a parte de cima.

Em seguida, despeje azeite em uma frigideira antiaderente para que a parte de baixo da tilápia seja grelhada. Por fim, leve o peixe para o forno pré-aquecido em 200°C. O tempo estimado é de 20 minutos. O ponto ideal é quando a crosta estiver dourada. Sua tilápia com crosta de castanha com gergelim está pronta. 

Os benefícios do gergelim para a saúde

Quem olha para essas pequenas sementes nem imagina como elas são benéficas. Além de complementar pratos deliciosos, como a tilápia com crosta de castanha com gergelim, elas são extremamente ricas para o organismo. 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.