Tomate seco caseiro

  • por em 1 de abril de 2021

Tomate seco caseiro

Por mais que o tomate seco pronto já seja mais prático, não custa nada aprender como fazê-lo. Ainda mais quando você tem ideia de todos os ingredientes que vão no prato, sabendo da procedência de cada.

Pensando nisso, trouxemos a receita do tomate seco caseiro de vó. É agora que você já começa a lamber os beiços só de pensar nesse sabor agridoce.

Ingredientes do Tomate seco caseiro

500 gramas de tomates (qualquer tipo é válido)

2 colheres de sopa de açúcar

½ colher de chá de sal

Modo de preparo

A princípio, você vai precisar lavar bem os tomates, para só depois, portanto, cortá-los em pequenas fatias. Retire as sementes, caso queira.

Em seguida, unte uma forma com azeite ou forre com papel manteiga e coloque nela os tomates, todos espalhados um do lado do outro. Misture um pouco de açúcar e sal e jogue por cima dos tomates.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180º por no mínimo 15 minutos. Perceba que os tomates começaram a sair água, escorra antes de colocar no forno.

Fique à vontade para colocar alho e orégano neste momento. Então, coloque os tomates no forno por no mínimo 30 minutos, até que comecem a desidratar.

Retire do forno, veja que terá mais água. Faça o mesmo processo de escorrer, temperar e, depois, virar os tomates para assar do outro lado.

Você deve ficar fazendo esse mesmo processo até que os tomates fiquem completamente secos. Pode demorar entre 2 e 4 horas.

Está pronto para comer

Tomate seco também vira conserva

Para o tomate seco durar mais você pode fazer uma conserva que é à base de azeite e alho.

Desse modo, você pode consumir os tomates por até três meses se fechado.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Categorias:
Gastronomia

Comentários estão fechados.